af Letícia Pereira 21 timer siden
14
Mere som dette
Através da Internet é possível a realização de várias atividades que favorecem o ensino e a aprendizagem. As suas inovações podem ser usadas na comunicação educacional.
“É no domínio da decisão, da avaliação, da liberdade, da ruptura, da opção que se impõe a responsabilidade (...) a autonomia vai-se construindo na experiência de decisões que vão sendo tomadas”
O sujeito explora de acordo com os seus interesses, em que o produto final não pode ser determinado à partida.
A comunicação em rede gera uma gama enorme de comunidades virtuais, orientadas por afinidades e interesses comuns.
A tecnologia pode estar inserida em vários modelos pedagógicos como trabalhos, projetos e/ou resolução de problemas. Com a evolução desta, a comunicação pedagógica parou de ser restrita à sala de aula, a escola deixou de ser a única responsável pela educação, transformando os ambientes de educação não formal e informal em espaços de formação ao longo da vida.
Na sociedade atual do século XXI, a internet é o epicentro de várias áreas de atividade social, económica e política.
Devido a estas evoluções, as escolas e professores têm que adaptar o modo de ensino, de forma a incluir, com rapidez, a internet no sistema educativo.
Tecnologia de Informação e Comunicação
Nas últimas décadas, devido à evolução do conhecimento científico, têm sido infraestruturas de novas formas de:
De participação e de exercício da cidadania e de alargamento de relacionamentos multiculturais.
Social, de entretenimento e de lazer, fazendo emergir o edutainment e o e-entertainment (a mistura da educação com o lazer).
Com a informação, o saber e o conhecimento, fazendo aflorar o b-learning (ensino misto, presencial e a distância) e o e-learning (ensino a distância).
Do trabalho (teletrabalho, trabalho móvel, trabalho misto entre ações presenciais e a distância), de consumo (e-business e o e-commerce) e de produção.
Este artigo teve como objetivo principal mostrar como a comunicação educacional evoluiu de um modelo unidirecional para a multidimensionalidade da comunicação em rede
Web 1.0 VS Web 2.0 - teve articular atenção à mudança de paradigma comunicacional no seio da Internet. As ferramentas da Web 2.0, tornam a comunicação cada vez mais fácil.
Blog, wiki e podcast - alguns exemplos da imensa gama de ferramentas comunicacionais de que dispomos para criar novos cenários e ambientes promotores de experiências pedagógicas.
Após fins militares houve uma rápida e crescente expansão da Internet. Em 1994, apareceram grandes portais, como, o Sapo, o Yahoo, a Aol, entre outros. A web era um repositório quase infinito de informações. Com o seu desenvolvimento, novas ferramentas de comunicação foram surgindo. Hoje em dia é possível fazer uma infinidade de coisas na Internet.
É uma tecnologia alternativa de apoio ao ensino tanto na modalidade a distância como presencial. Permite ao professor disponibilizar materiais didáticos como aulas e documentários em formato áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar.
Tem vantagens
Alunos e Professores
O aluno aprende de forma ubíqua
Para o aluno, cresce a possibilidade de poder aprender de forma ubíqua, ou seja, em qualquer momento e espaço geográfico.
Ajuda o professor a gerir o tempo
A gravação das aulas pode ajudar o professor a gerir o tempo e a economizá-lo, por exemplo, em sessões cujos conteúdos não mudem significativamente de um ano para o outro.
É ultilizado em diversos âmbitos
Educação
Para a transmissão e disponibilização de aulas em especial na formação a distância.
Programas
Programas de telejornais e entretenimento, programas de carácter científico.
Negócios
Como forma de disponibilizar o conteúdo de reuniões
Um wiki é um sítio (site) na Web para o trabalho coletivo de um grupo de autores. A sua estrutura lógica é muito semelhante à de um blog, porém qualquer um pode juntar, editar e apagar conteúdos.
Promove o trabalho colaborativo
Com um Wiki os alunos conseguem trabalhar em grupo, aprender com os colegas e consultar o material por eles produzidos.
Tem potencialidades educativas
Algumas são:
Permite publicar conteúdos na web facilmente
"É uma página na web que se pressupõe ser actualizada com grande frequência através da colocação de mensagens – que se designam “posts” – constituídas por imagens e/ou textos normalmente de pequenas dimensões"
Tem diversas vantagens educativas
Podem ser utilizados de forma individual ou coletiva, são muito versáteis em termos de exploração pedagógica, muito fáceis de conceber e atualizar e dai a enorme popularidade e o interesse crescente em aferir do seu potencial educativo.
Permite a discussão e troca ideias na rede
Web 2.0 mais conhecida e utilizada em contexto educativo
Tem 2 categorias em utilização pedagógica
Estratégia Educativa
Os blogs podem servir como:
Recurso Pedagógico
Os blogs podem ser utilizados:
A nova geração da internet chama-se web 2.0 e com ela as pessoas começaram a produzir os seus próprios documentos e a publicá-los na rede, sem necessidade de conhecimento de outrem.
Algumas características são:
Segunda Categoria
Incluem-se as aplicações que podem funcionar offline, como, o Picasa Fotos, o Google Maps, o iTune, etc.
Primeira Categorio
Incluem-se as aplicações que só podem existir na Internet, como, Google Docs, Wikipédia, YouTube, Skype, etc.
A web 1.0 trouxe grandes avanços no que diz respeito ao acesso à informação e ao conhecimento. Porém a grande maioria dos serviços eram pagos e controlados através de licenças e os sistemas eram restritos a quem detinha poder.