Diversidade
Conceito
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, diversidade significa variedade, pluralidade, diferença.
É compreendendo a diversidade que se consegue enxergar o preconceito, o racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia, entre outras ideologias discriminatórias que impactam de forma negativa toda trajetória do indivíduo e assim criar formas para combatê-las.
O Brasil é um país que apresenta uma ampla diversidade, seja ela, cultural, linguística, étnica ou religiosa. Isso ocorre devido ao fato dele possuir uma enorme população miscigenada e uma grande extensão territorial.
Políticas Públicas
Conjunto de decisões e iniciativas do regime político, que tratam da igualdade como princípio e visam assegurar os direitos constitucionais, ou seja o bem-estar da sociedade.
Seus campos de atuação abrangem:
- A educação;
- A saúde;
- A segurança;
- O Meio Ambiente;
- Habitação;
- Assistência social;
- Lazer
e transporte,
ou seja, a qualidade de vida da população como um todo.
Política Nacional do Meio Ambiente, SUS e o Enem são alguns exemplos de políticas públicas existentes no Brasil.
Ações afirmativas
São políticas que compreendem que as pessoas são tratadas de formas desiguais, sendo impedidas de terem oportunidades e direitos individuais. Visam a equidade, através da reparação de questões e desigualdades históricas, buscando eliminar os abismos sociais.
Ações afirmativas não se referem somente as cotas, os auxílios emergenciais, a delegacia da mulher e cursos preparatórios populares também são alguns exemplos das ações afirmativas.
Promovem melhorias e visibilidade aos grupos discriminados e vitimados da exclusão social, que são considerados "minorias" como LGBTQIA+, mulheres, indígenas, negros e deficientes.
Conclusão
A ineficácia, falta de fiscalização e conscientização das políticas públicas e ações afirmativas refletem nos elevados níveis de desigualdade social, violência e miséria vivida no Brasil.