Stocks

Gestão de armazéns

r

O armazém é o local onde os artigos são acumulados, conservados e movidos. A sua gestão é o processo da função logística, que garante o controlo e proteção do stock existente. Com esta gestão, o acesso ao stock fica facilitado.

sistema de armazenamento

r

Para a gestão eficaz do armazém, é importante adotar formas de trabalho que ajudem a agilizar a execução dos processos. A escolha de um sistema de armazenamento eficiente influencia diretamente a rentabilidade do negócio.

A receção

r

A receção representa o processo desde o momento que um produto chega ao armazém para, posteriormente, ser classificado, registado no sistema de gestão do armazém e armazenado nas instalações da empresa até ser entregue ao cliente.

Inventario

r

Um inventário é uma lista dos elementos constituintes do património de uma pessoa ou organização e do seu valor. Numa empresa, o inventário deve conter não só as mercadorias, mas também outros bens necessários para a prossecução da atividade económica, como viaturas e outros equipamentos usados.

Curva ABC

r

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. 

classe A

r

Tem maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período;

Classe B

r

tem importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período;

Classe C

r

tem menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período.

webgrafia

r

https://www.imr.pt/pt/noticias/a-importancia-de-uma-boa-gestao-de-stocks-para-as-empresashttps://endeavor.org.br/estrategia-e-gestao/curva-abc-gestao-estoque/

a

Gestão de stocks

r

A gestão de stocks é uma das áreas tradicionais usada nas empresas e que inclui, por um lado, a gestão de stocks de materiais, matérias-primas e produtos intermédios e por outro, a gestão dos stocks de mercadorias e de produtos acabados.

Vantagens

r

Desvantangens

r

importância estratégica

Definir processos e responsabilidades

r

A melhor forma de evitar falhas e de manter os meus stocks organizados é através da definição de um processo de controlo. Estabeleça um método, defina rotinas de verificação e atribua responsabilidades claras para cada membro da equipa.

Registar os artigos assim que são recebido

r

Depois de receber uma encomenda, faça o seu registo. Por mais ocupado que esteja com todos os aspectos do meu negócio, esquecer esta rotina é um dos primeiros passos para perder o controlo de todo o processo. 

Identificar cada tipo de artigo

r

Seja de forma manual, através de código de barras ou de outro sistema, cada um dos produtos em stock deve estar identificado em termos de código de produto, quantidade, descrição ou outros detalhes relevantes, como a origem, o lote ou o fornecedor.

Gestão administrativa

r

Gestao administrativa e gerir um sistema administrativo que permita: Fazer o registo correcto de qualquer movimento de materiais nos armazéns. Controlar as quantidades existentes, em cada momento, dos produtos em armazém. Conhecer as quantidades de materiais ainda em armazém mas já comprometidas. Previsionar as entradas de novos materiais e produtos, em quantidades e datas previstas.

Gestão económica

Stock medio

r

Estoque médio é o resultado de peças vendidas dentro de um intervalo de tempo, onde é possível utilizar o valor final para definir novas estratégias para reposição, vendas e até mesmo marketing calcula-se da seguinte forma: estoque médio = (estoque inicial do período + estoque final do período) / período escolhido

stock de segurança

r

stock de segurança é aquela que o define como sendo o stock disponível (calculado segundo várias variáveis como lead times de fornecedores, consumo médio, custos de posse, etc) que permite a uma empresa prevenir qualquer eventualidade que possa causar uma rotura de stocks.