Kategorien: Alle - cliente - melhoria - qualidade - ferramentas

von Rafael silva Vor 4 Jahren

232

Conceito:A Gestão da Qualidade e suas Ferramentas

A gestão da qualidade é uma prática orientada para garantir que a produção e os serviços de uma empresa atinjam um nível elevado de excelência. Esta abordagem enfatiza a importância de focar no cliente, promover o trabalho em equipe em todos os níveis da organização, tomar decisões com base em dados concretos e buscar constantemente a resolução de problemas e a redução de erros.

Conceito:A Gestão da Qualidade e suas Ferramentas

Conceito:A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa.

A gestão da Qualidade e suas ferramentas.

FERRAMENTAS: A gestão de qualidade é formada por nove ferramentas sendo elas: Fluxograma, Diagrama de Ishikawa, Folhas de verificação, PDCA, Diagrama de Pareto, Analise SWOT, Cartas ou gráficos de Controle, Diagrama de dispersão e Seis Sigma ou Six Sigma.
Seis Sigma ou Six Sigma: O seis sigma é um método gerencial planejado, com foco nos resultados de qualidade e financeiros. Ele visa promover mudanças pontuais nas empresas, buscando a melhoria contínua dos processos, produtos e serviços ofertados.
Diagrama de dispersão: O diagrama de dispersão é uma ferramenta gráfica que analisa o comportamento de eventos.Quando o diagrama é executado no processo produtivo da empresa, é possível medir variáveis como quantidade, volume, tempo e espaço. Com isso, busca-se relacionar os eventos com as variáveis para se chegar a resultados matemáticos.
Cartas ou gráficos de Controle: As cartas de controle são utilizadas para apontar as vertentes dos pontos de observação em um determinado período de tempo. Esse método evidencia alterações no processo normal de produção, detectando falhas e variáveis.Os principais benefícios da carta de controle são: Aumento na porcentagem de produtos capazes de satisfazer exigências do cliente; Diminuição do retrabalho e de resíduos; Diminuição de custos de fabricação; Informações relevantes para melhoria do processo.
ANALISE SWOT: Identifica os pontos fortes e fracos da empresa, através de 4 conceitos: Forças: pontos nos quais a empresa possui vantagens em relação à concorrência; Fraquezas: pontos nos quais a empresa tem fragilidades ou falhas que podem prejudicar seu desempenho, frente aos concorrentes; Oportunidades: aspectos internos e externos que tendem a promover melhorias; Ameaças: tendências do mercado que podem gerar riscos para o negócio, como a expansão de uma empresa concorrente ou a inovação de um produto, por exemplo.
DIAGRAMA DE PARETO: O Diagrama de Pareto é um gráfico composto de barras ordenadas, que é utilizado para facilitar a visualização e comparação de uma série de grupos de dados nas empresas.
PDCA: Ela ajuda na elaboração, execução, acompanhamento e melhoria de um projeto, se apoiando em quatro pilares básicos, dos quais se derivam seu nome. São eles: Planejar (plan): definir o que será feito e suas metas; Executar (Do): colocar o planejamento em ação; Verificar (check): analisar os dados e resultados obtidos; Agir (act): avaliar os resultados, identificando pontos de melhorias e ações corretivas.
FOLHAS DE VERIFICAÇÃO: As folhas de verificação normalmente são tabelas ou planilhas que visam coletar informações com dados sólidos, mas economizando tempo, pois não precisam de desenhos ou relatórios. Elas podem ser utilizadas em indústrias, call centers, comércios e diversos tipos de empresas, para medir a produtividade em um determinado tempo.
Diagrama de Ishikawa: Conhecida, também, como espinha de peixe ou diagrama de causa e feito, essa ferramenta visa identificar o que pode estar ocasionando um problema (causa) e qual o seu resultado (efeito). Apesar de poder ser utilizado em qualquer segmento, ele é mais comum em indústrias.
FLUXIGRAMA: Esse método ajuda a definir as áreas responsáveis por etapa e como cada uma deve ocorrer, sem que nada seja deixado de lado e nem entregue fora dos prazos. Dessa forma, evitam-se que ocorram desvios e a execução errada do processo, podendo ser usado por qualquer empresa.

Link para a Mindomo

CARACTERISTICA DA GESTÃO DE QUALIDADE: Foco no cliente; Trabalho em equipe permeando toda a organização; Decisões baseadas em fatos e dados; A busca constante da solução de problemas e da diminuição de erros; Valorização do ser humano.

Objetivo:A gestão de qualidade é um conjunto de técnicas com o objetivo de garantir níveis de excelência no produto e no serviço oferecido pela sua empresa visando a satisfação total dos clientes