Kategorien: Alle - câncer - cirurgia - robótica

von Isabelle Mative Gaspar Vor 3 Jahren

130

isamative1212@gmail.com

O câncer de próstata pode ser tratado através de várias técnicas cirúrgicas, sendo a prostatectomia uma das principais opções. A prostatectomia radical robótica destaca-se por ser minimamente invasiva, proporcionando uma visão 3D ampliada que facilita a preservação de vasos sanguíneos e nervos essenciais para funções como controle da urina e ereção.

isamative1212@gmail.com

Câncer de Próstata

fisioterapia pélvica pós- prostatectomia

é constituído da terapia comportamental, eletroterapia, terapia manual, cinesioterapia/reeducação postural e exercícios domiciliares, os quais são utilizados combinados entre si ou associados a exercícios com bola suíça e ginástica perineal.
O tratamento ocorre duas vezes/semana, com duração de 40 minutos cada sessão, num período de 6 meses, totalizando 48 sessões. A cada 10 sessões os pacientes são reavaliados para progressão do tratamento

Os pacientes que se tornam continentes, ou têm uma melhora significativa dos sintomas, recebem alta com orientação para retornar ao médico assistente, manter os exercícios domiciliares no tempo programado e voltar ao Ambulatório de Fisioterapia para o seguimento clínico (1, 3 e 6 meses, 1 ano e, a partir, anualmente por período de 5 anos).

Os pacientes que não obtêm êxito com o tratamento são reencaminhados ao médico assistente em busca de outra opção terapêutica.

Pós operatório da prostatectomia

Internação é normalmente de 2 a 4 dias.
Que são: impotência sexual e incontinência urinária
Há alguns riscos possíveis do tratamento

tipos de cirugias de próstata

prostatectomia simples ou radical
são a prostatectomia aberta, que é o método convencional, e os procedimentos minimamente invasivos, através da laparoscopia e cirurgia robótica de próstata.

cirugia aberta : A prostatectomia aberta é feita através de uma incisão cirúrgica abaixo do umbigo até a região do púbis.

Prostatectomia radical robótica: A cirurgia mais moderna na atualidade é por meio da robótica, procedimento minimamente invasivo que trouxe muitos ganhos ao paciente.

Prostatectomia Laparoscopia :O cirurgião acessa a região da próstata com instrumentos passados através de pequenas incisões na pele. Com auxílio de uma câmera, o procedimento é feito de forma minimamente invasiva.

Prostatectomia

Prostatectomia radical robótica
É uma operação minimamente invasiva , proposciona ampliação de imagem 3D , dos campos respiratórios, o que permite total controle de procedimento.

Com isso ela facilita a preservação dos vasos sanguíneos e nervos essenciais para as funções do organismo , como o controle da urina e da ereção.

É realizado pequenas incisões de aproximadamente 1 cm , como realizado em outros procedimentos laparoscópicos comuns.

A diferença da prostatectomia radical robótica é que o cirurgião opera em um console robótico situado dentro da sala de cirurgia.

Prostatectomia radical perineal
Cirurgia onde o médico faz um pequeno corte entre o ânus e o escroto e removida a próstata. É uma técnica menos conhecida pois existe grande risco de atingir os vasos linfáticos e os nervos eretores responsáveis pela ereção podendo causar disfunção erétil.
Prostatectomia radical retropública
Cirurgia onde o médico faz um pequeno corte na pele ao umbigo para remover a próstata. É necessário anestesia geral ou raquimedular.

Depois da remoção da próstata e demais estruturas é colocado um cateter (cânula de silicone) na uretra , fica por 1-2 semanas para drenar o esforço da urina da bexiga sem muito esforço. Depois é removido e o paciente passa a urinar normalmente.

É normal a incontinência urinária nas primeiras semanas , normalizando em alguns meses ou um ano .

Tópico principal

Sobre o câncer na próstata

O câncer na próstata tem o crescimento lento, por esse motivo, não se faz necessário a realização imediata da cirurgia após a descoberta do diagnóstico, podendo por tanto avaliar seu desenvolvimento ao longo de um período, sem que isso aumente o risco de complicações.

Sintomas

Micção frequente
Fluxo urinário fraco ou interrompido

Sangue na urina ou no sêmen

disfunção erétil

dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou.

fraqueza ou dormência nas pernas ou nos pés

vontade de urinar frequentemente a noite

Como é realizado a cirurgia

Subtópico
A cirurgia leva em média 2 horas,e,muita das vezes,é necessário ficar internado por cerca de 2-3 dias.
A prostatectomia nada mais é que a retirada da próstata ,incluindo a uretra prostática ,as vesículas seminais e as ampolas dos ductos linfadenectomia bilateral,que é a retirada dos módulos linfáticos da região pélvica.
É realizada com anestesia geral ,podendo também ser realizada com anestesia raquidiana ,que é aplicada na coluna.
Tratamento hormonal
Estrogénio para combater a produção de testosterona em homens com câncer de próstata metastático.

Os receptores de GNRH ,como a leuprolida e a gaserelina ,foram mais tardes desenvolvidos e utilizados para o tratamento do câncer de próstata

Evolução da remoção cirurgica do câncer de próstata

As cirurgias eram realizadas para aliviar a obstrução urinária , uma vez que o câncer de próstata acarreta grande dificuldade ao urinar
A prostatectomia radical retropúbica foi desenvolvida no ano de 1993 por Patrick Walsh
A ressecção transuretal da próstata (RTUP), isto é, a retirada da glândula através da uretra ,substitui na metade do século XIX
A prostatectomia perineal radical, remoção total da glândula ,foi realizada em 1904 , por Hug H Young,no hospital Jonhs Hopking,em Baltimore