Kategorien: Alle - guerra - propriedade - revolução

von Vasco Pires Vor 6 Jahren

311

Revolução Soviética

O Domingo Sangrento marcou uma manifestação significativa contra o regime autocrático do czar Nicolau II, caracterizada por uma resposta violenta das tropas. A economia russa dependia majoritariamente de uma agricultura subdesenvolvida, enquanto a sociedade enfrentava difíceis condições de vida, gerando um ambiente tenso e propenso a frequentes protestos.

Revolução Soviética

Revolução Soviética

Consequências do comunismo de guerra

Fim de propriedade privada.
Reforma agrária.
Trabalho obrigatório.
Proibição de todos os partidos políticos, exceto o partido comunista.
Criação da Tcheka (policia política).

NEP

Causas
Lenine afirmou que - "Estamos de tal forma arruinados e esmagados pelo fardo da guerra, que não podemos fornecer aos camponeses produtos industriais em troca do trigo que necessitamos" esta foi a justificação de Lenine para a criação da NEP.
Consequências
Degradação das condições de vida.
Aceitação temporária do setor privado.

URSS

A URSS consiste na construção de uma federação de estados, nos quais estão presentes todas as regiões e povos. URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

Consequências da guerra Civil

Dissolução da Assembleia e entrega do poder legislativo ao Congresso dos sovietes - Construção de uma sociedade comunista - Abolição de propriedade privada - Passagem dos meios de produção e dos campos para os trabalhadores.

Revolução de Outubro

Ocorreu em Petrogrado, no dia 26 de Outubro de 1917. As causas desta revolução foram: descontentamento para com o regime liberal, queriam que a Rússia saísse da Guerra e queriam uma sociedade sem classes. A base social de apoio foi a Igreja Ortodoxa. O líder do Governo provisório foi Lenine.

Revolução de Fevereiro

Ocorreu em Petrogrado no dia 23 de fevereiro de 1917. As causas que levaram a esta revolução, foi o descontentamento do povo em relação ao regime autocrático. A principal base social de apoio foram os opositores de Nicolau II. O líder do Governo prvisório, foi Kerenski, que instaurou o regime político parlamentar.

Regime autocrático

Características
Económicas - Viviam da agricultura e indústria muito pouco desenvolvida.
Sociais - difíceis condições de vida, um ambiente tenso e frequentes manifestações.
Domingo Sangrento
O Domingo Sangrento, foi um uma manifestação contra o regime autocrático/czarista de Nicolau II e ficou marcada pela resposta agressiva das tropas de Nicolau II.