Estatística básica : conceitos e ferramentas.

1. os conceitos e ferramentas da bioestatística são necessários para a síntese e análise dos dados.A realização de estudos epidemiológicos requer o uso de amostras para que sejam feitas sobre uma população.

Tabelas e gráficos

Tabelas e gráficos são extremamente úteis para resumir e apresentar dados. O objetivo é apresentar os dados de uma forma que possam ser compreendidos de maneira fácil e rápida. Cada tabela ou gráfico deve conter informações suficientes que permitam sua compreensão sem a necessidade de leitura do texto.

Gráfico de pilhas e barras empilhadas : mostram como um grupo é dividido. O gráfico de pizza apresenta essa informação em um círculo e o gráfico de barras empilhadas ,em uma coluna.

Mapas de taxas: Mostram a localização geográfica de casos ou a distribuição das taxas de acordo com áreas geográficas.

Gráfico de linhas : É mais apropriado para mostrar diferenças ou mudanças em uma variável contínua ,que é geralmente mostrada no eixo vertical.

Distribuição de frequência e histograma : A distribuição de frequência é a organização dos dados em intervalos contíguos e mutuamente exclusivos, de modo que o número ou proporção de observações que se encontram em um intervalo esteja aparente. As distribuições de frequência são geralmente apresentadas, na forma de histogramas, que é similar a um gráfico de barras onde todas as barras são apresentadas conjuntamente, sem nenhum espaço entre elas.

4. Inferência estatística

Tem como objetivo estudar generalizações sobre uma população através de evidências fornecidas por uma amostra retirada desta população. Normalmente, a inferência é feita em termos de médias, variância ou outra medida para sintetizar dados.

População: É o conjunto de todos os elementos ou resultados de um problema que está sendo estudado.

Amostra: É qualquer subconjunto da população que contém os elementos que podem ser observados e é onde as quantidades de interesse podem ser medidas.

Amostra aleatória : É a seleção de uma amostra da população, onde cada membro tem a mesma chance de ser incluído na amostra.

Parâmetro : Característica numérica da distribuição dos elementos da população.

Estimativa : Função da amostra, construída com a finalidade de representar, ou estimar um parâmetro de interesse na população.

Intervalo de confiança : Um intervalo de confiança é um intervalo estimado de um parâmetro de interesse de uma população. São usados para indicar a confiabilidade de uma estimativa.

Teste de hipóteses : fornecem ferramentas que nos permitem rejeitar ou não rejeitar uma hipótese estatística através da evidencia fornecida pela amostra.

7.Metanálise

É a síntese estatística dos dados de diferentes estudos que são similares (comparáveis),levando a uma estimativa dos resultados agrupados, permitindo assim a identificação de tendências.

Passos

5.Métodos básicos

Teste t : É um teste de hipótese que usa conceitos estatísticos para rejeitar
ou não uma hipótese nula quando a estatística de teste (t) segue uma distribuição t de Student.

Teste do qui-quadrado: É um teste de hipóteses que se destina a encontrar um
valor da dispersão para duas variáveis categóricas
nominais e avaliar a associação existente entre variáveis qualitativas

Correlação : É qualquer relação dentro de uma ampla classe de relações estatísticas que envolva dependência entre duas variáveis.

Regressão: É uma técnica que permite quantificar e inferir a relação de uma variável dependente (variável de resposta) com variáveis independentes (variáveis explicativas).

Regressão linear : Este método serve para avaliar os efeitos que outras variáveis causam sobre uma variável analisada.

Regressão logística : Essa análise é, normalmente, utilizada quando se quer medir a relação de uma variável dependente binária com uma ou mais variáveis independentes, sendo que as independentes tanto podem ser categóricas ou não.

A Regressão de Cox ou Modelo de Riscos Proporcionais: É bem flexível na modelagem de dados de sobrevivência. Cox modela a taxa de falha entre as covariáveis e a interpretação dos coeficientes dá-se pela Razão de Taxas de Falha ou Risco Relativo

Subtópico

2. Medidas de tendência central

Medidas utilizadas para sintetizar dados. Indicam o centro de uma distribuição, em geral, de uma amostra

Moda: É chamado de moda o dado mais frequente de um conjunto.

Mediana: Representa o valor central de um conjunto de dados.

Média: É calculada somando-se todos os valores de um conjunto de dados e dividindo-se pelo número de elementos deste conjunto.

Subtópico

3. Medidas de dispersão:

São parâmetros estatísticos usados para determinar o grau de variabilidade dos dados de um conjunto de valores.

Variância: É determinada pela média dos quadrados das diferenças entre cada uma das observações e a média aritmética da amostra.

Desvio padrão : É definido como a raiz quadrada da variância.

Erro padrão: É uma medida de variação de uma média amostral em relação à média da população.

6.Curva de sobrevivência de Kaplan-Meier

O método de Kaplan-Meier é utilizado para estimar a probabilidade de sobrevida em vários intervalos de tempo e para ilustrar graficamente a sobrevida ao longo do tempo. O teste de log-rank é um teste não paramétrico utilizado na comparação de curvas de sobrevida entre dois ou mais grupos.