ESTOMATITE

É um termo genérico para qualquer inflamação da mucosa oral.

A estomatite pode resultar da utilização de drogas anti-neoplásicas, por alergia ao medicamento ou pelo contato direto da mucosa com a droga.

O paciente pode apresentar sinais, sintomas e evolução muito diversos, devido a seus vários agentes causais como vírus (herpes), bactérias, fungos, traumas, etc.

Os sinais e sintomas gerais são:

Dor

Febre

Mal-estar

Alterações da função oral

Tratamentos

manter a boca limpa, com escovação frequente

beber água para não se desidratar

não consumir bebidas com gás

preferir líquidos gelados, que aliviam a dor e ardência das aftas e lesões da estomatite

tirar do cardápio alimentos muito condimentados e ácidos, para não intensificar a inflamação na boca

casos mais complicados e sérios, serão prescritos fármacos pelo médico

Em crianças acometidas pela estomatite, os cuidados devem se redobrados, principalmente, as mais novas que colocam as mãos sem lavar, na boca, podendo desencadear um processo infeccioso.

Conforme o tipo de estomatite a pessoa terá que recorrer à alguns desses especialistas: dentista, gastroenterologista, imunologista, infectologista, entre outros.

Medicamentos que podem causar estomatite:
Metotrexato
Cloranbucil
Doxorrubina

METOTREXATO
Mecanismo de ação:
Agente Antimetabólico que inibe a síntese de DNA e a reprodução celular. A enzima dihidrofolato redutase (DHFR) é inibida pelo metotrexato, causando acúmulo intracelular de dihidrofolato. Este acúmulo provoca a inibição na síntese de purinas e timidilato.

CLORAMBUCIL
Mecanismo de ação:
Trata-se de uma mostarda nitrogenada, com ação alquilante. Provavelmente forma ligações cruzadas intra-fitas, interferindo com a replicação de DNA e transcrição e tradução de RNA. É fase inespecífica.

DOXORRUBINA
Mecanismo de ação:
Inclui interação com a enzima Topoisomerase II, além de geração de radicais livres dentro da célula.
O reparo por excisão de nucleotídeos (NER) é comumente conhecido por remover danos no DNA causados por drogas antitumorais.

Tipos de estomatite

Estomatite Aftosa

É o tipo mais comum de estomatite e se caracteriza pela formação de pequenas úlceras (incisões) na superfície da mucosa oral, como língua, bochechas e interior dos lábios, causando dor.

Estomatite Herpética

Se trata da gengivoestomatite herpética, causada pelo vírus Herpes Simplex, marcada pela presença de pequenas bolhas,que provocam inchaço e ulcerações.

Estomatite Viral

É uma infecção desencadeada por vírus e é contagiosa.

Estomatite Angular

É caraterizada por irritação e fissuras localizadas nos cantos da boca.

Estomatite Nicotinica

O fumo do cigarro é que provoca este tipo de estomatite, desencadeando pápulas (lesão sólida) avermelhadas localizadas no palato (céu da boca).

Estomatite Protética

Pessoas que usam próteses dentárias, podem desenvolver a estomatite protética devido a vários problemas.

Estomatite Moriforme

Este tipo de estomatite é caracterizada por uma lesão de origem fúngica que afeta a mucosa bucal apresentando inchaço e aparência puntiforme (forma de ponto).

Estomatite Gangrenosa

A causa da estomatite gangrenosa é a desnutrição ou certas doenças debilitantes, como a malária. Esse tipo de estomatite é caracterizada por ulcerações nos tecidos moles da boca.