A literatura é tradicionalmente dividida em três principais gêneros: lírico, dramático e épico. O gênero lírico, derivado do termo latino 'lyricu' que se refere à lira, é caracterizado por expressar emoções e sentimentos, frequentemente acompanhado por música.
Originalmente, épico é um gênero tradicional de poesia, conhecida como poesia épica. No entanto, atualmente o termo é também usado em outros tipos de expressão artística, como romances, peças de teatro, músicas e filmes, onde a história se centra em personagens heroicos.
Lirico
O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. Do latim, o termo “lyricu” faz referência a “lira”, instrumento utilizado para acompanhar as poesias cantadas.
Dramatico
O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico.
No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Teatro Grego.
Comédia Grega.
Tragédia Grega.
Exemplos
Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance. Gênero dramático: reúne textos teatrais para serem encenados, por exemplo, uma comédia.
Tipos
Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. Vale salientar também que, atualmente, os textos literários são organizados em três gêneros: narrativo, lírico e dramático.
Oque são?
Os gêneros literários são classificações em grupo dos diversos tipos de obras literárias existentes. Os gêneros literários resultam dos diversos tipos de produção literária existentes.