PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS URBANOS

ILHAS DE CALOR: São fenômenos de aumento de temperatura que fazem com que em certos locais da cidade, especialmente nos centros, apresentem temperatura em torno de 5°C a 10°C maior que nas áreas periféricas. A causa desse aumento de calor são a retirada de vegetação para construções, a emissão de gases e de calor por motores e indústria, o excesso de asfalto, entre outros.

Solução: Redução do desmatamento e aplicação de medidas públicas como o rodício para reduzir a circulação de veículos.

IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO
Redução da capacidade do solo de absorver a água da chuva, causando enchentes pela redução da superfície de infiltração.

Solução: Realização de obras de engenharia que permitam o escoamento da água e redução do lixo urbano.

DESIGUALDADE SOCIAL E DE HABITAÇÃO
É causada pela dificuldade econômica e representa uma diferença nas condições sociais e de habitação de determinadas regiões da cidade, com a falta de serviços essenciais em determinadas regiões da cidade.

Solução: Geração de empregos e realização de políticas públicas que permitam o desenvolvimento das pessoas.

NOME: LUÍZA AZEREDO FERRAZ, TURMA: 71

PROBLEMAS DA MOBILIDADE URBANA
Dificuldade de locomoção e deslocamento das pessoas e dos produtos dentro da cidade pelo excesso de congestionamento e alta emissão de gases poluentes.

Solução: Utilização de meios de locomoção menos poluentes e realização de políticas públicas que reduzem a circulação de automóveis. Por exemplo: rodízio de carros.

SEGREGAÇÃO ESPACIAL
É um fenômeno que faz com que parte dos cidadãos não tenha acesso aos bairros considerados nobres. Os mais pobres são obrigados ou induzidos a morar em locais mais afastados do centro em virtude da desigualdade social e econômica.

Solução: Redução das desigualdades econômicas e integração entre as pessoas de todas as faixas de renda. Políticas públicas de valorização das periferias e investimento em infraestrutura.

GENTRIFICAÇÃO
É a valorização dos bairros ou regiões da cidade com a construção de infraestruturas, como shopping centers, parques, avenidas, etc. Tal processo leva as pessoas menos favorecidas para locais periféricos.

Solução: Redução das desigualdades sociais e econômicas.

O MAU USO E A OCUPAÇÃO DO SOLO URBANO
É caracterizado pela ausência de utilização dos locais mais propícios para cada atividade, por exemplo, o não planejamento da localização de indústrias poluentes em áreas residenciais ou a construção de moradias em áreas sujeitas a alagamento.

SOLUÇÃO: Implantar projetos como a Mobilidade Urbana Sustentável que envolve a implantação de sistemas sobre trilhos, como metrôs e ônibus livres.