Sistema de Hipertextos, Hipermídia e Multimídia
Hipertextos
Navegação livre, através de páginas de sites diferentes
Documentar versões de documentos escritos (expansível a mídia)
Expandir a outras mídias- com alterações (correções, inclusões ou eliminações de partes).
Ted Nelson- Xanudu: substituir a mídia em papel, alterar a estrutura de organização de computadores.
Trabalhar om textos paralelos, espécie de versões diferentes do mesmo texto.
Estruturas de ligações (hiperlinks), sem ser lido sequencialmente.
Multimídia
Conjunto de imagens, sons e textos em uma única página, sites conhecidos utilizam tal método para passar seu conteúdo.
É o meio e a linguagem das "novas mídias", as quais pertencem a internet, jogos de computador, cinema interativo, vídeo interativo, TV interativa e suas respectivas interfaces.
Cruzamento de cinco grandes indústrias: informática, telecomunicações, publicidade, consumidores de dispositivos de áudio e vídeo, indústria de televisão e cinema.
Popularização graças: desenvolvimento tecnológico dos sistemas de integração- processadores avançados; e ao desenvolvimento tecnológico dos sistemas da comunicação- redes de alta velocidade.
Motivações de uso da multimídia: aumento da transferência de informações pelo uso simultâneo de um ou mais sensos do usuário; permite emular as comunicações humanas face-a-face.
Classes básicas de aplicações de multimídia: Serviços de conversão; Serviços de mensagem; Serviços recuperação; Serviços de distribuição.
Hipermídia
Também utiliza estrutura de hiperlinks, além de associar outras mídias como: sons e imagens.
Conjunto de imagens, sons e textos em uma única página, sites conhecidos utilizam tal método para passar seu conteúdo.
O embrião da Hipermídia é o hipertexto, que são referências dentro de documentos que remetem a outros, permitindo uma leitura contínua e não linear.
Tudo pode ser feito por meio do navegador, possibilita conteúdos mais ricos e dinâmicos, mais interativos e que prendem a atenção nesta época em que há um turbilhão de informações de todos os lados
Os veículos tradicionais estão se tornando cada vez mais hipermídia, os que assim não fizerem ficarão para trás e irão perder a atenção do público.