TÉCNICAS DE ESTUDO
RESUMO
A ABNT classifica esse gênero como uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
Caracteriza o resumo em três formas: crítico, indicativo e informativo
Crítico: Elaborado por um escritor especialista que apresenta conhecimento significativo de um documento a fim de que possa realizar uma análise crítica.
Também é intitulado como resenha ou recensão.
Indicativo: Aquele texto que mostra a definição das partes mais relevantes vistas em um dado documento, e por isto, não dispensa, na maior parte dos casos, a consulta ao texto original.
Além de que, neste tipo de resumo não há presente julgamentos avaliativos.
Informativo: Exibe os elementos mais relevantes de um documento, como os objetivos, os aspectos metodológicos, os resultados e as conclusões.
Por expor as informações centrais contidas em um documento, concede dispensar a leitura do texto original (o que não acontece com o resumo indicativo).
RESENHA
a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 6028) define a resenha como um resumo crítico.
Deste modo, a resenha é o trabalho acadêmico que mais se aproxima de um trabalho científico, tendo em vista que possibilita a crítica diante de uma obra.
Para discorrer uma resenha temos que entender o assunto para poder criticar (a favor ou contra). Além do resumo da obra, o autor tem de apontar críticas em relação ao assunto abordado.
A resenha, além de apresentar as informações do texto original, mostra o olhar crítico de quem a cria. Essa técnica fortalece a capacidade de síntese, interpretação e crítica possibilitando o aluno a desenvolver a mentalidade científica essencial aos trabalhosSubtópico
ESQUEMA
É UTILIZADO PALAVRAS CHAVES PARA UMA RAPIDA REVISÃO, SEM DESENVOLVIMENTO DE FRASES E IGUAIS ÁS PRINCIPAIS IDEAIS DO TEXTO.
PODE SER CONSIDERADO O ESQUELETO DA OBRA.
NÃO HÁ REGRAS ESPECIFICAS, PODE SER USADO DIAGRAMAS, NÚMEROS E PONTUAÇÕES.
FICHAMENTO
É UM DOCUMENTO PESSOAL UTILIZADO PARA SELECIONAR O MATÉRIAL NECESSÁRIO À CONSTRUÇÃO DE TRABALHOS CIENTIFICOS, POIS NELE PODE-SE GUARDAR INFORMAÇÕES DE BASES BIBLIOGRAFICAS
PARA POSSIVEIS UTILIZAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS E CIÊNTIFICOS.
MEMORIZAR AQUILO QUE ESTUDAMOS E QUEREMOS GUARDAR.
EXISTEM 3 TIPOS DE FICHAMENTO
BIBLIOGRÁFICO:
GUARDA-SE A REFERÊNCIA DA OBRA, APONTA IDEIAS NO TEXTO COMO, ABORDAGEM DE OBRA, PROCEDIMENTOS FEITOS, PROBLEMAS E CONCLUSÕES.
FICHAMENTO DE RESUMO
É NECESSÁRIO REFERÊNCIA DA OBRA, PODEMOS RESUMIR IDEIAS DO AUTOR COM NOSSAS PALAVRAS.
PODE SER FEITO O RESUMO DA OBRA OU APENAS UMA PARTE DELA.
FICHAMENTO DE CITAÇÃO OU TRANSCRIÇÃO
É APRESENTADO REGISTRO DE PASSAGENS DA OBRA DAS PARTES MAIS IMPORTANTES, COM AS MESMAS PALAVRAS DO AUTOR.