UNIVERSO

sistema solar

Geocentrismo

conforme essa teoria, a terra está no centro do sistema solar.

Heliocentrismo

é a teoria que coloca o sol no centro do sistema solar

Galáxia: são agrupamentos imensos de gás , poeira, estrelas, planetas, entre outros corpos celestes. Na nossa civilização, nossa galáxia é chamada de VIA LÁCTEA ( GALÁXIA DA QUAL O SISTEMA SOLAR FAZ PARTE)

As galáxias podem ser de diferentes formas, são elas: elípticas, espirais e irregulares

Planeta é um corpo celeste ou astro, sem luz própria, que percorre uma órbita ao redor de uma estrela.

no sistema solar há oito planetas, porém os planetas são divididos em:

Planetas rochosos: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Planetas que apresentam crostas rochosas .

Planetas gasosos: Júpter, Saturno, Urano e Netuno. Planetas constituídos por grande quantidade de gases

astronomia

Estrelas são corpos celestes que tem luz própria. Esferas imensas de gás, basicamente hidrogênio e hélio. Brilham porque produzem energia através de reações nucleares, e é justamente a presença do hidrogênio que as mantém brilhando.

Constelações: são agrupamentos de estrelas. Entende-se por constelação toda a área do céu e não apenas a figura que é formada pelas estrelas.

As constelações que vemos depende do hemisfério que estamos, quando estamos no hemisfério norte, observamos o céu boreal, quando estamos no hemisfério sul, observamos o austral, que são separados pela linha do Equador.

As constelações eram usadas na navegação como pontos de localização.

Sabe de onde vem o tempo ou quem o inventou? O tempo, de certa forma, é uma invenção humana, porém baseada nos movimentos dos astros.

Rotação: movimento em que a terra gira em torno de si mesma, realizado num tempo de aproximadamente 24 horas, o que nos traz os dias e as noites .

Translação: movimento onde a terra realiza uma volta completa ao entorno do sol, desenvolvido ao longo de 365 dias, um ano, para completar o que é um marco para a contagem dos anos. E a movimentação da lua , gerando suas quatro fases, marca cada uma das quatro semanas ao longo de um mês .

O sol/ Evolução estelar

O sol é fonte de luz, de fotossíntese e inspiração. Vale lembrar de que o sol É UMA ESTRELA, pois emite luz própria e possui características de uma estrela.

O que são nebulosas? trata-se de nuvens formadas por poeira espacial, plasma e hidrogênio. Também são conhecidas como berçário estrelas

Evolução estelar:

Nascimento: esse fato ocorre numa região denominada berçário de estrelas ( nebulosas) , onde há gigantes nuvens formadas por gás e poeira , assim ação da gravidade junta o gás e a poeira e depois, um pedaço dessa junção ganha densidade, tornando-se uma espécie de disco, e então, quando esse disco atinge a temperatura alta, seus átomos de hidrogênio se transformam em hélio, a etapa onde surge uma estrela.

Crescimento: após bilhões de anos de brilho, a quantidade de hidrogênio na estrela vai diminuindo e a força da gravidade presente, passa exercer mais força, a estrela cresce, ficando muito maior do que era, a luminosidade aumenta e elas passam a se chamar gigantes vermelhas

Morte: se a estrela for dez vezes menor que o sol, quando estiver 'queimando' todo o hélio do núcleo, ela ejetará uma nebulosa e o núcleo renascente será uma anã branca . Já se a estrela for dez vezes maior que os sol, a morte será catastrófica, sem produção de energia, a pressão cai e as camadas despencam e são ejetadas para o espaço a alta velocidade, o que chamamos de supernova.

Condições de vida em outros planetas

O que é a vida? Na ciência a vida é um conjunto de substâncias químicas, resultado de inúmeras alterações biológicas .

Todos os seres vivos apresentam a mesma composição: átomos de carbono, hidrogênio, oxigênio, e nitrogênio.

Para a ciência um ser é classificado como vivo, quando ele apresenta;

- célula, metabolismo celular, ciclo vital, capacidade de reprodução, mutações que são passadas para os próximos descendentes, e atuação da seleção natural e de outros mecanismos evolutivos .

Panspermia cósmica: é a tentativa de explicar como surgiram as primeiras formas de vida em nosso planeta

Viagens interplanetárias e interestelares

Interplanetária: é uma viagem espacial realizada entre os corpos celestes de um determinado sistema planetário.

Interestelares: viagens tripuladas entre as estrelas

O que são as sondas espaciais? São naves não tripuladas ultilizadas para a exploração de outros planetas,satélites, asteroides, cometas ...

Existem três tipo de sondas espaciais, são elas:

A sonda de sobrevoo: que passa perto de um planeta ou outro corpo celeste e tira fotos ou faz análises com intrumentos

A sonda de aterrissagem: pousa na superfície de um astro para fazer suas análises, podendo carregar um veículo

A sonda veicular: é capaz de se mover, pode ser um jipe robótico ou outro tipo de veículo e consegue obter dados e realizar fotografias da região em que se encontra

Aluna: Allana Anjo Turma:901 Disciplina: ciências Professora: Aline Vollaro