O coração é um órgão muscular central que age como uma bomba, regulando a circulação do sangue e da linfa através do corpo. Ele é dividido em quatro câmaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo, cada uma com funções específicas na circulação sanguínea.
O coração é o órgão central muscular que funciona como uma bomba de sucção pressão: as diferenças de pressão causadas pela sua contração relaxamento determinam a circulação do sangue e da linfa.
Capilares
São vasos sanguíneos pequenos e que possuem uma parede muito delgada, formada apenas por uma camada de células. É nos capilares que ocorrem as trocas de substâncias entre o sangue e o líquido intersticial.
Veias
São vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue dos vários tecidos do corpo para o coração. Possuem paredes um pouco mais delgadas que as artérias e destacam-se por possuir valvas, que impedem o refluxo de sangue.
Artéria
São vasos sanguíneos que garantem o transporte do sangue do coração para todas as partes do organismo. Elas possuem paredes resistentes, sendo essa uma característica importante para suportar o sangue sob alta pressão que sai do coração.
Tamanho do Coração
Em relação ao tamanho, em regra é relativamente maior nas espécies e indivíduos menores. Em geral é considerado cerca de 0,75% do valor corporal, o formato e a posição em geral são semelhantes em todos os mamíferos.
Componentes do Coração
[
]
No animal adulto é constituído por: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, ventrículo direito. O coração é constituído por duas bombas em cada lado dentro de um único órgão. A bomba direita recebe mais sangue e este é desoxigenado e o conduz ao tronco pulmonar, já a bomba esquerda recebe sangue oxigenado e o leva para a artéria aorta, que o distribui para todo o corpo.