Kategoriak: All - educação - corpo - cultura - movimento

arabera Paulo Henrique Goncalves Martins 3 years ago

220

Educação Física na Educação Infantil

A educação física desempenha um papel essencial na formação dos alunos, promovendo experiências sociais, estéticas, emocionais e lúdicas. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece um conjunto progressivo de aprendizagens que abrange diferentes campos de experiências, como corpo, gestos e movimentos, além de aspectos como escuta, fala, pensamento e imaginação.

Educação Física na Educação Infantil

A educação física aborda a expressão dos alunos através das práticas corporais, que possibilitam experiências sociais, estéticas, emotivas e lúdicas, essenciais para a Educação Básica, através da prática de exercícios físicos, a recreação, o treinamento desportivo e a promoção da saúde.

BNCC

- Define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

A organização curricular da BNCC está estruturada em cinco campos de experiências.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Traços, sons, cores e formas
Corpo, gestos e movimentos
O eu, o outro e o nós

Educação Física na Educação Infantil

PROCESSO EDUCACIONAL

TEXTO: NARRANDO EXPERIÊNCIAS
Importância do planejamento no processo educativo:

O planejamento pedagógico caracteriza-se um guia de orientação e como projeção daquilo que desejamos alcançar; é a organização do conhecimento e das ações no tempo; estabelecer prioridades; flexibilidade (para redefinição de ações); levar em conta os interesses e experiências dos alunos; deve ser elaborado o que irá ser ensinado.

Precisa ser pensado na articulação entre seus elementos constitutivos: conhecimentos, objetivos, procedimentos didático-metodológicos.

A Educação Fisica escolar é compreendida na perspectiva da reflexão sobre a cultura corporal, portanto:

Busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo em que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros, que podem ser identificados como formas de representação simbólica de realidades vividas pelo homem, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.

CORPO COMO PARTE DO PROCESSO EDUCACIONAL
As instituições escolares constroem o desenvolvimento do corpo. Quando pensamos em educação infantil, a construção é muito corporal. São os jogos, as brincadeiras, as expressões que permitem que as crianças explorem o ambiente que ela está, para se desenvolver.

O profissional da educação, além do desenvolvimento técnico, ele precisa entender qual é o seu papel naquele lugar.

LINGUAGEM CORPORAL

A educação física pode-se configurar como um espaço em que a criança brinque com a linguagem corporal, com o corpo, com o movimento, alfabetizando-se nessa linguagem. Brincar com a linguagem corporal significa criar situações nas quais a criança entre em contato com diferentes manifestações da cultura corporal. Sobretudo relacionadas aos jogos, brincadeiras, ginásticas, danças, sempre tendo em vista a dimensão lúdica como elemento essencial para a ação educativa na infância.

A expressão corporal caracteriza-se como uma das linguagens fundamentais a serem trabalhadas na infância. A riqueza das possibilidades da linguagem corporal revela um universo a ser vivenciado, conhecido e desfrutado.

DESENVOLVIMENTO MOTOR

Condições intrínsecas a tarefa: em determinados períodos as pessoas estão aptas (aptidão) ou prontas (prontidão) para receber determinados estímulos e assim determinar os períodos de aprendizagem.

Natureza do indivíduo: cada pessoa é um indivíduo singular com a sua própria escala de tempo para o desenvolvimento, o padrão é determinado pela combinação da hereditariedade e influências ambientais.

Condições ambientais, o que o meio proporciona: Filogenia e Ontogenia.

Habilidades Filogenéticas: estão relacionadas ao crescimento e desenvolvimento natural do ser humano, ou seja, acontecem automaticamente e em sequência previsível na criança de acordo com seu nível de maturação.

Habilidades Ontogenéticas: estão relacionadas ao contexto no qual a criança está inserida. O desenvolvimento da aprendizagem ocorre de acordo com os estímulos recebidos pelo meio e das oportunidades que o ambiente favorece.

Para aperfeiçoar o sentido do movimento, é preciso experimentar, aprender e viver muito a prática de movimentos, desde os mais simples até os mais difíceis.

MATURAÇÃO

Em função do nível de maturação do Sistema Nervoso, a sequência do desenvolvimento físico, crescimento e desenvolvimento ocorre da seguinte forma:

Próximo-Distal: progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, a partir do centro do corpo para as extremidades.

Período Neonatal: os bebês controlam na sequência - a musculatura da cabeça, pescoço e tronco; posteriormente as pernas e os pés.

Pré-Natal: primeiro forma-se a cabeça, depois os braços e por último às pernas.

Céfalo-Caudal: progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, movendo-se da cabeça em direção aos pés.