CITOTOXICIDADE
Citotoxicidade é a capacidade intrínseca de um material em promover alteração metabólica nas células em cultura, podendo culminar ou não em morte celular. A utilização de culturas de células in vitro torna-se cada vez mais uma prática comum nos laboratórios de controle da qualidade.
MÉTODO DE CITOTOXICIDADE AGUDA FRENTE AO MICROCRUSTÁCEO ARTEMIA SALINA
A DL50determinada foi de 108.140 ppm, classificando a amostra avaliada como atóxica
IDENTIFICAÇÃO ATRAVÉS DO ÍNDICE MITÓTICO
Houve a diminuição do índice mitótico, principalmente na concentração de 2,5 mL, indicando a citotoxicidade.
Um índice mitótico baixo significa que as células cancerígenas são de crescimento e divisão lenta, enquanto que um índice elevado significa que tem um crescimento rápido. O índice mitótico é uma parte importante do estadiamento da doença..
GENOTOXICIDADE
ARTIGO 2
QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIÓLOGICA E A TOXICIDADE DE CORPOS HÍDRICOS DO PARQUE TECNOLÓGICO VANDECI RACK EM JI-PARANÁ, RONDÔNIA
A análise das concentrações de Ferro (Fe) demonstrou alteração em todos os pontos. Na nascente houve um valor 6 vezes superior ao estipulado pela legislação.
O consumo excessivo de ferro pode desencadear uma doença conhecida como hematocromatose que é ocasionada pelo depósito deste metal nos tecidos dos órgãos como fígado, pâncreas, coração e hipófise
ANÁLISE REALIZADA EM 3 CORPOS HÍDRICOS: PONTO 1 (P1); PONTO 2 (P2); PONTO 3 (P3).
ARTIGO 1
Avaliação tóxica, citotóxica e mutagênica/genotóxica de um extrato comercial de sangue do dragão (Croton lechleri)
A genotoxicidade é definida pela presença de micronúcleos e aberrações cromossômicas.
O potencial mutagênico do extrato etílico de Croton lechleri também foi observado e os resultados demonstraram que, na concentração de 1 mL de extrato, a formação de micronúcleos em células de Allium cepa é significante.
A mutagenicidade do látex por meio do teste Salmonella/microssoma, onde se detectaram mutações do tipo substituição de pares de base, reversões e frameshift.
genotoxicidade refere-se à capacidade de alguns agentes químicos de danificar a informação genética no interior de uma célula, causando mutações ou induzindo modificações na sequência nucleotídica ou da estrutura em dupla hélice do DNA de um organismo vivo.