Kategoriak: All - anticorpos - vacinas - inflamação

arabera Luana Giovana 2 years ago

109

INATO X ADAPTATIVO

O sistema imunológico humano é composto por duas linhas principais de defesa: inato e adaptativo. O sistema inato inclui barreiras físicas como pele, saliva, muco, lágrimas e pelos, que atuam como primeira linha de defesa contra patógenos.

INATO X ADAPTATIVO

INATO X ADAPTATIVO

As vacinas são a ferramenta que encontramos de criar imunidade sem ter uma infecção. Na vacina, há “pedaços” do patógeno que fazem o sistema imune achar que há uma invasão. Os vários soldados do sistema imune combatem a “invasão” e, como vimos, pode ocorrer a “memória”

A produção de anticorpos é uma etapa importante para combater muitas infecções e adquirir imunidade. Mas ela não é a única. Uma parte menos conhecida do sistema imune adquirido são as células T.
Essas células comandam o sistema inato e também agem na linha de frente, destruindo células invadidas que passariam a produzir mais vírus.

composto por barreiras físicas, químicas e biológicas.

Quando os patógenos têm suas paredes celulares destruídas, o sistema imunológico produz compostos químicos que aumentam a temperatura do corpo, causando a febre. Isso porque o aumento da temperatura pode diminuir ou cessar a proliferação dos patógenos.
Se mesmo assim o patógeno entra no organismo ele se depara com a segunda linha de defesa, a biológica.
A presença do patógeno em determinado local inicia um processo inflamatório, que estimula o aumento do fluxo sanguíneo na área infectada. A rede de vasos sanguíneos aumenta, levando para o local infectado mais células especializadas na defesa - os glóbulos brancos.
As barreiras físicas compõem a primeira linha de defesa do organismo. São elas a pele, a saliva, o muco, as lágrimas e os pelos. A saliva, o muco e as lágrimas contêm enzimas que destroem as membranas dos patógenos.

primeira linha de defesa do organismo.

A resposta imune específica é ativada pelos antígenos, que são normalmente encontrados na superfície dos patógenos e são exclusivos e únicos de cada patógeno

O sistema imunológico responde à presença dos antígenos produzindo células que atacam diretamente o patógeno ou produzindo proteínas específicas chamadas de anticorpo.
Os anticorpos se ligam ao antígeno e levam o patógeno até os locais onde serão destruídos.

especificidade e diversidade de reconhecimento, memória, especialização de resposta, autolimitação e tolerância a componentes do próprio organismo

Quando combate uma ameaça, o sistema imune adquirido “memoriza” informações sobre ela. Isso permite um enfrentamento mais eficaz ao mesmo invasor no futuro.

linha de defesa específica, adquirida após o contato com os patógenos.