BNCC DO ENSINO MÉDIO

ÁREA DE LINGUAGENS
E SUAS TECNOLOGIAS - Esta área busca consolidar e ampliar as aprendizagens previstas na
BNCC de Ensino Fundamental nos componentes Língua Portuguesa,
Arte, Educação Física e Língua Inglesa

Ela tem a responsabilidade de propiciar oportunidades para a consolidação e a ampliação das habilidades de uso e
de reflexão sobre as linguagens – artísticas, corporais e verbais , que são objeto de seus diferentes componentes.

Arte

Ela contribui para o desenvolvimento da autonomia criativa e expressiva dos estudantes, por meio da conexão entre racionalidade, sensibilidade, intuição e ludicidade.

Educação Física

Essa área contribuiu para formar sujeitos capazes de usufruir,produzir e transformar a cultura corporal de movimento, tomando e sustentando decisões éticas, conscientes e reflexivas sobre o papel das práticas corporais em seu projeto de vida e na sociedade.

Língua Inglesa

Essa disciplina deve ser compreendida como língua de uso mundial, pela multiplicidade e variedade de usos, usuários e funções na contemporaneidade, assim como definido na BNCC do Ensino Fundamental – Anos Finais.

Língua Portuguesa

Essa disciplina deve ser oferecida nos três anos do Ensino Médio. Assim sendo, as habilidades desse componente, apresentadas adiante, também serão organizadas, como no Ensino Fundamental. Essa decisão permite orientar possíveis progressões na definição anual dos currículos e propostas pedagógicas de cada escola.

No Ensino Médio a área de Linguagens e suas Tecnologia deve garantir aos estudantes o desenvolvimento de competências específicas. Relacionadas a cada uma delas, são indicadas, posteriormente, habilidades a ser alcançadas nessa etapa.

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE LINGUAGENS E SUAS
TECNOLOGIAS PARA O ENSINO MÉDIO

Campos de atuação social

Segundo essa opção, a área propõe que os estudantes possam vivenciar experiências significativas com práticas de linguagem em diferentes mídias, situadas em campos de atuação social diversos, vinculados com o enriquecimento cultural próprio, as práticas cidadãs, o trabalho e a continuação dos estudos.

campo da vida pessoal

campo das práticas de estudo e pesquisa

campo jornalístico-midiático

campo de atuação na vida pública

campo artístico

Busca garantir igualdade, diversidade e equidade.

Documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

O compromisso com a educação integral

Ciências Humanas
e Sociais Aplicadas

Ciências da
Natureza e
suas Tecnologias

Matemática e
suas Tecnologias

Matemática

ENSINO MÉDIO

O Ensino Médio é a etapa final da Educação Básica, direito público subjetivo de todo cidadão brasileiro.

Para cumprir essas finalidades, a escola que acolhe as juventudes tem de garantir o prosseguimento dos estudos a odos aqueles que assim o desejarem, promovendo a educação integral dos estudantes no que concerne aos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.