Tópico 2: Uma educação para os obstáculos à compreensão

r

São múltiplos obstáculos exteriores à compreensãoSentindo da palavra do próximo Suas ideias Sua visão do mundo encontra-se ameaçado.Existe o Barulho: Onde se instala a informação, que pode criar um mal entendido.Existe a polissemia: Uma noção que é exporta num sentindo mais pode ser entendido de outra maneira, assim a palavra cultura o seu conceptual pode mudar, não sendo natural inato, deve ser aprendido e adquirido com uso de valores, crenças de uma etnia ou de uma nação.A ignorância dos ritos e costumes do próximo: que podem conduzir a ofensa inconscientemente ou desqualificação de si próprio em relação a outra pessoas.Incompreensão dos valores imperativos no seio de uma outra cultura: Costumes conservatório, respeito aos anciões, obediência incondicional das crianças e entre outros.Incompreensão dos imperativos de éticos próprios de uma cultura: Ordem de vingança nas sociedades tribais, ordem nas sociedade evoluída.Impossibilidade de uma visão do mundo de forma a compreender ideias e argumentos de outra pessoa, impossibilita a compreensão para receber novas ideias.

2.1 O egocentrismo

A Self-deception é um problema de preocupação existencial, já que sugere que existe uma possibilidade distinta de vivermos com visões distorcidas de nós mesmos, dos outros e do mundo que podem nós tornar estranhos para nos mesmos e cegos para a natureza de nossos compromissos morais significativos

O egocentrismo amplia-se na diminuição das coações e obrigações que outrora faziam renunciar aos desejos individuais.

A incompreensão o modo como nos vemos é uma fonte muito importante para nossa incompreensão em relação ao outro. Esconder as próprias carências e fraquezas, o que sucede impiedosamente a carências e fraquezas do outro.

2.2 Etnocentrismo e sociocentrismo

A xenofobia e racismo podem ser uma grande influencia na qualidade de vida de um estrangeiro. Luta que deveria ser contra as raízes do ego-sócio-cêntricas.

As ideias preconcebidas como autojustificação frenética, a incapacidade de se autocriticar, a arrogância , o desprezo e condenação de culpados são causas das piores consequências para a incompreensão que são resultados do egocentrismo e do etnocentrismo. A incompreensão produz tanto embrutecimento quanto a este produz a incompreensão.

A indignação faz economia do exame e da analise como dizia Clémente Rosset.

r

"A desqualificação por razões de ordem moral permite evitar todo esforço de inteligência do objecto desqualificado, de modo que um julgamento moral traduz sempre uma recusa de analisar e mesmo uma recusa em pensar".

A incapacidade de gerar a complexidade e a redução do conhecimento como um conjunto provocam consequências dolosas mais no mundo das relações humanas do que propriamente dentro do conhecimento do mundo Físico.

2.3 O espírito redutor

r

Reduzir o conhecimento do complexo a um de seus elementos terá mais consequência ética do que ao conhecimento físico. Tornar um pensamento dominante e redutor juntamente aos mecanismos da incompreensão determina a e redução da personalidade em um único traço.

Incompreensão

Se o traço for favorável, haverá desconhecimento do aspecto negativos desta personalidade.

se o traço for desfavorável, haverá desconhecimento dos seus traços positivos.

Compreensão

Para que haja é necessário que não se feche, não se reduza o ser humano o seu crime, nem mesmo se cometeu vários crimes.

r

Como dizia Hegel: “O pensamento abstracto nada vê no assassino além desta qualidadeabstracta (retirada de seu complexo) e (destrói) nele, com aajuda desta única qualidade, o que resta da sua humanidade.”

A possessão por uma ideia, que dá convicção absoluta de sua verdade aniquila qualquer possibilidade de uma compreensão.

Obstáculos são múltiplos e uniformes: egocentrismo/autojustificação/Self-deception

conjunção de incompreensão intelectual e humana estabelece maiores obstáculos para melhorias dos relações entre indivíduos, grupos, povos e nações.

Dupla Compreensão: é preciso recorrer as vias intelectuais e éticos juntamente com vias económicas, jurídicos, sociais e culturais.

CAPÍTULO 6 - Ensinar a Compreensão

Incompreensão

Globalização: Acesso instantâneo as informações, avanços tecnológicos e da medicina. Apesar disso tudo a incompreensão tem se tornado um problema mundial.

Peste Negra: Podemos dizer que a peste deste século a qual não temos controle porque não se manifesta sintomas, que fica em oculto no interior na alma.

Intolerância: Aparece as vezes no ápice, em discordância de tolerância ao outro.

As Duas Compreensão

Compreensão

Educar para compreender: aprende-se por intermédio do outro como por exemplo guiar um carro ou algo que se passa de geração.

Educar para compreensão Humana: É o grande desafio do século XXI de como devemos ou que fazemos para ensinara a compreensão ou seja educara para compreensão humana para garantir uma condição de solidariedade intelectual e moral.

Compreensão intelectual ou objectivo

Tornar Inteligível- É ensinada (transmitido)

Compreensão Humana Intersubjectiva

Identificação

Percepção com outro

Empatia

Filme Wonder 2017

a

Tópico 3: A ética da compreensão

compreender de forma desinteressada- não se pode esperar nenhuma reciprocidade.

compreender as raízes- compreender o outro,o mundo,as diferenças e as semelhança entre os seres humanos.

Tópico 3.1: O bem pensar

Compreender a complexidade do comportamento humano, em todas as dimensões em seu contexto, abarcando o ser mais o seu ambiente local e global. A multidimensional do comportamento humano.

Argumentar e negar, é oposto de amaldiçoar e condenar.

Evitar a condenação- aceitar através da compreensão para a humanização das relações humanas.

Tópico 3.2: A introspecção

Introspecção- a pratica do auto- exame permanente;

Conhecermos nos, primeiro para conhecermos o outro;

Reconhecer que somos todos falho, errantes, por que todos carecemos da compreensão uns dos outros.

Acabar com egocentrismo, descentralizarmos-nos relativamente a pessoa, permitindo-nos aceitar, compreender e não julgar o outro.

Tópico 4: A consciência da complexidade humana

A dimensão afectiva da atitude de compreender e o seu carácter de aprender em conjunto, abrasar, e inclusive a incompreensão.

r

" Compreender inclui um processo de empatia, de identificação e de profecção. Sempre intersubjectiva, a compreensão pede abertura, simpatia e generosidade" (Morin, 2003, p.95).

Tópico 4.1: Abertura subjectiva (Simpática) para com o próximo

O egoísmo para com o próximo mesmo sendo ou tendo acesso a alguns privilégios, somos capazes de criticar a atitude moral do outro sem se aperceber das nossas indiferença no quotidiano em relação as dificuldades do outro.

Tópico 4.2: A interiorização da Tolerância

r

Segundo Morin (2003) a missão espiritual da educação é ensinar a compreensão entre as pessoas com a condição e garantia da solidariedade moral e intelectual da humanidade, pois apesar das avançadas tecnologias da comunicação, permanece a incompreensão tanto no plano individual ou entre culturas e países de origens culturais diferentes.

abertura à subjectividade do outro e maior tolerância das ideias opostas às nossas.

Politica, religião, questões raciais. Permitir a igualdade dentro da universidade.

4 graus de tolerância.

Bem pensar/ Introspecção/ Tolerância- aprender em conjunto.

Abertura à Subjectividade- Programas nas escolas que apelam à paz/ igualdade/aceitação, empatia

Tópico 5: Compreensão, ética e cultura planetária

Cultura- aprender uns com os outros;

Compreender é também aprender e reaprender incessantemente.

Ética era planetária- compreensão, da solidariedade intelectual e moral da humanidade.

Trabalho de Humanidade e o Futuro

Docente: Professor João Paz

Discente: Alzenir Braz nº 53185

Sanandra Andrade nº 52611

Teresa Almeida nº 53174