Europa Ocidental e Setentrional: espaço econômico
A Europa Ocidental é uma região que concentra países com algumas das economias mais avançadas do mundo com destaque para Alemanha, Reino Unido e França.
Os Principais setores industriais do Reino Unido estão ligados à pretroquímica e à química
O setor mecânico também é bastante desenvolvido, com destaque para as indústrias automobilísticas, de aviões e aerobarcos.
A Alemanha é a economia mais forte da Europa Ocidental, ocupa a posição de grande potência econômica mundial.
É o pais mais industrializado do continente europeu, com destaque para os setores siderúrgico, mecânico, químico, naval, eletrotécnico, têxtil, alímentício, de aparelhos ópticos e farmacêuticos.
A França é uma das grandes potênciaz industriais do mundo, suas mais tradicionais zonas industriais concentram-se no norte na região de Paris, e no leste.
A Áustria possui uma economia bem desenvolvida, com destaque para o setor de serviços. Dispondo em abundante energia hidráulica e de recursos minerais.
A Suiça possui um dos mais altos PIB que reflete seus exelentes indicadores, como baixa taxa de desemprego.
A Irlanda é uma economia enxuta, mas moderna e bastante dependente do comércio exterior, pois grande parte de sua riqueza provém de exportações, especialmente harwares e softwares.
Liechtenstein é um país pequeno e com poucos recursos naturais, mas possui uma indústria moderna, com ênfase em eletrônicos, protudos odontológicos e farmacêuticos.
Na Bélgica, tradicional indústria têxtil destacam- se siderúrgico, mêcanico e metalúrgico.
Nos Países Baixos, há grande concentração industrial no Amsterdã.
Além das indústrias pesadas tradicionais, são destaques no país os setores de construção naval, aparelhos elétricos, alimentos e petroquímicos.
A Europa Setentrional é formada por países com elevada qualidade de vida e ótimos índices socioecônomicos.
As atividades de destaque estão fortemente vinculadas aos recursos naturais do país, como a pesca.
Países nórdicos
A Suécia é o país mais industrializado da região . Islândia e Finlândia os que apresentam estrutura industrial menos moderna e diversificada.
A Noruega dispõe energia elétrica em abundância. Nesse país o setor secundário representa cerca de 45% da riqueza nacional.
A Dinamarca também conta com reservas do Mar do Norte. Suas indústrias concentram-se em Copenhage, e pertencem aos setores de construção naval, celulose, alimentício, químico e metalúrgico.
A Finlândia importa quase 70% dos recursos de energia, principalmente petróleo. Suas indústrias estão localizadas em Helsinque.
A Islândia tem se caracterizado nos últimos anos, a distribuição de renda é bastante equilibrada resultante de sua política de bem-estar social. São destaques geotérmicas e hidrelétricas.
Países bálticos
A Estônia é o país mais industrializado. O país tem reservas de xisto betuminoso, o que possibilitou o desenvolvimento de algumas indústrias de base.
Na Letônia, a indústria tem grande importância na econômia geral, com destaque para a fabricação de trens destinados aos transportes de passageiros e para a produção de bens de consumo, como rádios e refrigeradores.
A Lituânia, antes de sua anexação a União Soviética, o principal setor da economia do pais era a agricultura. Depois da independência a indústria se tornou a atividade econômica dominate, destacando-se a produção de máquinas, equipamentos de comunicação, têxteis e peças automotivas.