FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM ENSINO A DISTÂNCIA. A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (UCP) NO MESTRADO EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL
INTRODUÇÃO
A utilização de regimes de ensino a distância para a formação contínua de ativos é uma das hipóteses credíveis para o aumento das competências da população portuguesa e considerada como desejável em textos e orientações da União Europeia e do Governo Português. A reflexão que se faz de seguida pode ser importante, não só para a sustentação
de projetos de ensino a distância existentes na UCP em particular e no ensino superior em geral, mas também servir como modelo para a operacionalização de estratégias que sustentem as opções fi losófi cas do processo de Bolonha.
ENQUADRAMENTO GERAL DO CURSO
Relevância, pertinência e oportunidade
Público-alvo
Objetivos do curso
MODELO DE DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO,
REGIME TUTORIAL E AVALIAÇÃO
Fase de desenvolvimento da formação em cada disciplina
Regime tutorial
Tutoria online
Tutoria presencial
Avaliação da aprendizagem
UNIDADES CURRICULARES E EQUIPA DOCENTE
AVALIANDO O CURSO
Avaliação do curso pelos alunos – nível 1 de Kirkpatrick
Avaliação das aprendizagens – nível 2 de Kirkpatrick
Avaliando as competências no local de trabalho – nível 3 de
Kirkpatrick
CONCLUSÕES
Referências bibliográficas
RESUMO
Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos.
No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação fi nal. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justifi caram as opções práticas assumidas.
Na parte fi nal relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick.
Pretendeu-se com este instrumento identifi car o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino a distância, formação profi ssional contínua, e-learning, projeto
de ensino a distância, formação de professores.
AUTOR DO ARTIGO
José Lagarto