A arte gótica emergiu como uma resposta estética ao estilo românico, destacando-se por suas características distintivas em contextos sociais, políticos e religiosos. Este movimento artístico surgiu durante o fim do Feudalismo e o início da criação das cidades, em um período onde a influência do clero era predominante na vida social e política.
A arte gótica, de um modo geral, surgiu durante o fim do Feudalismo e início da criação das cidades, momento em que as categorias sociais dedicadas ao artesanato e ao comércio estavam crescendo, mesmo sob a forte influência do clero na vida social e política.
Arquitetura
Arquitetura Gótica é um estilo arquitetônico que, junto com a arquitetura românica e bizantina, foi predominante na Europa durante a Baixa Idade Média (século X ao XV). Sua principais características são as abóbadas ogivais, a verticalidade das obras, as gárgulas e os vitrais
O que era
A arte gótica designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como resposta à austeridade do estilo românico.
Principais obras
The Dead Lovers
Ognissanti Madonna(Giotto Di Bondone)
Badia Polyptych (Giotto Di Bondone )
Coração Virgem ( Fra Angélico)
Principais artistas
Podemos citar como grandes expoentes da pintura gótica o italiano Giotto di Bondone (1267-1337) e o holandês Jan Van Eyck (1390-1441).
Características
Essa vertente artística pode ser vista em pinturas, em objetos da arte sacra, em estatuas e vitrais. Esta última é uma das principais características do movimento, que visava dar mais luz para as igrejas. Outra característica presente na arquitetura gótica é o uso do arco ogival na construção das catedrais e basílicas