Estruturas Geológicas

Escudos Cristalinos

Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras.

Estas estruturas são formadas por rochas magmático-plutônicas da era pré-cambriana, onde estão os minerais não metálicos – como granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato – e pelas rochas metamórficas da era Paleozoica, onde são encontrados os minerais metálicos: ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel.

Os escudos cristalinos são os terrenos estruturados pelas rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas que tenham entre 4,6 milhões e 570 milhões de anos.

Maciços Antigos

Os maciços antigos ão os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo constituídos por rochas magmáticas e metamórficas.

Nos maciços apareceram as jazidas minerais metálicos (ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio e estanho).

A pressão das forças internas provoca a fratura (ou a formação de falhas) nos blocos rochosos e o soerguimento ou rebaixamento do terreno na superfície.

Bacias Sedimentares

São os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo constituídos por rochas magmáticas e metamórficas.

Há a presença de jazidas e minerais metálicos (ferro, ouro, manganês, prata, cobre, alumínio e estanho).

No Brasil, representam 36% da superfície territorial.

Dobramentos Modernos

Dobramentos modernos são grandes estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes. Foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras.

Em regiões como os Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, o Atlas e o Himalaia, são frequentes os terremotos e as atividades vulcânicas.

Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras.