TOMAÉL, Maria Inês; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. (Orgs). Avaliação de fontes de informação na internet. Londrina: EDUEL, 2004. - Tem 17 citações e seguem pesquisando na area.
A internet passou a ser uma excelente fonte de consulta, na maioria das vezes os dados não estão estruturados de maneira que o usuário consiga recuperar e aproveitar toda essa informação de acordo com as suas necessidades.
O livro:“Avaliação de Fontes de Informação na Internet”
em 7 capitulos conta como os avanços, tanto das novas tecnologias, como das telecomunicações possibilitaram a expansão da comunicação e a transferência de documentos e conhecimentos
Expandiu através da evolução das tecnologias de informação, além de formas de organização e de recuperação de informações contidas na internet.
a evolução e a importância das mídias como ferramenta de trabalho nas organizações, sejam elas acadêmicas ou empresarias.
O livro alerta para o auxílio que estas tecnologias têm proporcionado na automação e transmissão de informação nas diversas áreas de pesquisa.
1º Cap: Aponta a necessidade de “filtros” para recuperação de informação com qualidade. Analisa padrões que auxiliam na avaliação de fontes de informação da internet, relacionando critérios e atributos de avaliação como: validade, precisão, autoridade, reputação da fonte, singularidade, completeza e cobertura, integridade da informação e do site.
2º Cap:O texto Identificação Análise e Seleção de Dicionários e Enciclopédias na Internet, identifica mecanismos de recuperação de informações disponíveis na Internet. Define tais fontes e analisa as formas de acesso,considerando a limitação de uso e sistema de (help), o que de certa forma limita a relevância da informação recuperada.
3º Cap: Trata dos Portais Verticais, descrevendo-os como a “evolução” das home-pages, como eram denominados os 1º sites. Oferecem serviços e acesso de informações, serviços e comércio de produtos na internet. Devido à necessidade de informação especializada, os portais verticais evoluíram em número e qualidade, proporcionando aos usuários valores agregados como serviços de: chats, listas de discussões, que possibilitaram a formação de comunidades virtuais, criação de emails gratuitos, entre outras vantagens, de valor comercial ou acadêmico.
4º Cap: Fontes de Informação = “apontadores” são definidos como links agrupados em categorias que reportam a outros sites com conteúdos afins, de forma a agilizar a localização e/ou complementar a informação. O cuidado que deve ser tomado para analisar a qualidade com os (links) é o mesmo com relação aos sites, ou seja, verificar a veracidade e, principalmente, a atualização.
5º Cap: Fontes de Informação Industrial na Internet,Define a informaçãocomo instrumento indispensável e recurso básico de auxílio ao crescimento da produção de uma organização, sendo imprescindível para o desenvolvimento da competitividade, analisando a informação contida nas fontes disponíveis na internet, a falta de organização e deficiências nos mecanismos de recuperação dos dados.
6º Cap: Fontes de informação na Internet: software para unidades de informação aponta ferramentas básicas que auxiliam, identificam, analisam e selecionam fontes a respeito de softwares internacionais para: bibliotecas, arquivos e museus. Os critérios adotados para esta análise incluem: atualidade, confiabilidade, adequação de links para informações complementares, facilidade de uso e o layout das fontes. A internet otimiza sobremaneira a ação de avaliação de softwares pois os gestores de automação podem ter acesso a quantidade maior de informações, melhorando a qualidade na tomada de decisão.
7º Cap:Fontes de Informação Pública na Internet, discute fontes nacionais de comunicação e informação, que agregam a oportunidade de socialização da informação, pois contribuem para a produção e a difusão de novos conhecimentos. Foram identificadas, avaliadas e selecionadas fontes de informação da área pública, como: sites de biblioteca, museus, arquivos, centros culturais. Há uma grande fragilidade na veiculação de informações de caráter público ou direcionadas para a cidadania.