Fases Mitose

Prófase

É caracterizada por 3 eventos: Condensação dos cromossomos, migração dos centrossomos e a desintegração da carioteca. É a fase mais longa da mitose.

Condensação do cromossomos

Os cromossomos duplicados é formado por 2 cromátides.
O processo de condensação, faz com que os filamentos cromossômicos diminuam no comprimento e aumentam em diâmetro, ficando visíveis ao microscópio.

Migração dos centrossomos

Os centrossomos duplicados, começam a se separar indo para lados opostos da célula.
À medida que os ásteres se afastam, as fibras mais longas dos microtúbulos se estendem de um polo a outro na célula, formando o fuso mitótico.

Desintegração da carioteca

O final dessa fase, é marcado pelo desaparecimento da carioteca, o nucleoplasma se mistura com o citosol e os cromossomos estão dispersos no citoplasma.

Metáfase

Os cromossomos migram para o plano equatorial da célula. Cada um deles possui 2 cromátides, as quais se prendem ao microtúbulo por meio do cinetócoro. Aqui os cromossomos atingem seu maior grau de compactação.

Nas células animais ocorre a formação do áster. Os cromossomos assim alinhados formam um plano imaginário chamado de placa metafásica.

O final da metáfase é caracterizado pela separação dos centrômeros que mantinham unidas as cromátides-irmãs.

Telófase

É fase que marca o final da mitose, é caracterizada pela descondensação dos cromossomos e formação de novos envoltórios nucleares

Na descondensação, os cromossomos se desenrolam em um processo que se assemelha ao inverso da prófase. Aqui, eles deixam ser vistos ao microscópio de luz e os nucléolos reaparecem.

A cromatina agrupa-se nas proximidades das cisternas do retículo endoplasmático. Em aca polo da célula, as membranas das cisternas se juntam, formando a carioteca ao redor da cromatina.

Anáfase

Ocorre a separação das cromátides-irmãs e a migração delas para os polos opostos da célula. Cada novo núcleo receberá uma das cromátides-irmãs, formando um conjunto de cromossomos igual ao da célula-mãe.

A separação das cromátides-irmãs começa pelo centrômero. Quando as fibras do fuso mitótico estão unidas às do cinetócoro, os cromossomos arrastados formam uma figura em forma de V, com o vértice voltado para o polo celular.

A anáfase chega ao final quando os cromossomos se posicionam nos polos da célula.