NÚCLEO CELULAR
SÍNDROME DE DOWN
é um distúrbio genético causado quando uma divisão celular anormal resulta em material genético extra do cromossomo 21.
DIPLOIDE
Os cromossomos se organizam em pares de cromossomos homólogos, e assim, para cada característica existem pelo menos dois genes, estando cada um deles localizado em um cromossomo homólogo.
ESSENCIAL
As células, são onde se localiza o material genético, responsável pelas características que o organismo possui, fazendo também todo o controle das funções celulares.
NUCLÉOLOS
Estrutura esponjosa com formato esférico que está localizado do núcleo celular. É composto por proteínas (RNA e DNA). responsável pela produção do RNA ribossômico, que vai originar o ribossomo, que são organelas presentes no citoplasma, que por sua vez, irá sintetizar as proteínas sua função principal é condensar ARNr e também de criar os ribossomos.
QUANTIDADE
Uma célula humana possui 46 cromossomos ( 23 pares ) no núcleo e são representadas por 2n= 46 (diploide)
CARIOTECA
A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas formadas por uma bicamada lipídica e proteínas associadas.
CARIOPLASMA
O carioplasma, também conhecido como nucleoplasma, halioplasma ou cariolinfa, é uma solução aquosa (semilíquida) composta por proteínas, nucleotídeos, RNAs, nucleosídeos e íons. Neste composto encontram-se mergulhados os nucléolos e a cromatina, o nucleoplasma preenche o núcleo celular.
CROMOSSOMO
Os cromossomos são estruturas formadas por uma molécula de DNA associada a moléculas proteicas, são longos fios de DNA associados a proteínas histonas em um arranjo complexo que pode ser visto no microscópio ótico em células na fase de metáfase da divisão celular.
MATERIAL GENÉTICO
Ácidos nucleicos que codificam os genes e contém todas as informações genéticas que determinam as características de uma vida orgânica cada célula possui uma quantidade média considerável de material genético ao longo da sua vida.