Direcionadores Estratégicos
Contribuição
Ajuda a gestão a definir indicadores de desempenho que sejam realmente relevantes para as metas organizacionais. Com bons indicadores, a gestão consegue acompanhar o progresso do alcance das metas de maneira dinâmica. De acordo com os resultados, é possível fazer mudanças e adaptações que levem a empresa para o rumo certo.
Elementos Basicos
Objetivos
Definir o que a empresa deseja alcançar em cada perspectiva estratégica.
Metas
Em função dos indicadores, qual o nível de performance esperado que se deve atingir.
Indicadores
Indicam o desempenho da empresa referente a cada objetivo definido.
Iniciativas
São as chamadas iniciativas ou projetos estratégicos que traduzem a estratégia em ações práticas, que devem ser medidas e acompanhadas.
Com base no texto anexo.
Elaborar um mapa mental, considere as seguintes perguntas norteadoras:
Como o BSC pode contribuir para o planejamento estratégico de uma organização?
Quais são as perspectivas/visões do BSC?
Quais perguntas chave cada perspectiva pretende responder?
Quais são os elementos básicos do BSC (Objetivos; Metas; Indicadores e Iniciativas?
Como o BSC se associa ao SWOT?
Como o BSC se associa aos direcionadores estratégicos?
Perspectiva
Cliente
Perspectiva dos Clientes: O intuito aqui é acompanhar de maneira clara como a empresa está entregando valor para seus clientes, utilizando-se indicadores de satisfação e resultados (como pesquisas) e sempre se levando em consideração o prazo, a qualidade, o custo e o desempenho dos produtos ou serviços.
Financeira
Perspectiva Financeira: Nesta dimensão, os principais objetivos são garantir retorno aos investimentos efetuados no negócio, gerenciar adequadamente os riscos envolvidos no negócio e aprimorar continuamente tanto a Governança Corporativa como a Governança de TI. Os objetivos financeiros devem estar alinhados ao planejamento estratégico da empresa, e as variáveis de receita e produtividade aparecem como ótimos indicadores de desempenho das ações já realizadas e como meios de se projetarem as que ainda estão por vir.
Aprendizado e Crescimento
Perspectiva do Crescimento: Visa garantir o crescimento da empresa a médio e em longo prazo, através de investimentos em equipamentos, em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços e em capacitação dos recursos humanos. É feita uma minuciosa análise afim de que se possa identificar qual infraestrutura da empresa pode e deve receber aplicação de recursos.
Processos Internos
Perspectiva dos Processos: Consiste em identificar e mapear os processos essenciais para a realização dos objetivos da empresa, implementando sobre eles a gestão de melhoria contínua. Deve-se ter em mente principalmente os processos que agregam valores aos produto e serviços, criam valores para investidores e acionistas e que tenham potencial de atrair e conquistar clientes.