Kategóriák: Minden - educação - cultura - aprendizagem - inteligências

a gabriel victor 7 hónapja

59

Aprendizagem, Conhecimento e o Processo de Ensino

A compreensão do processo de ensino e aprendizagem é fundamentalmente interligada à cultura e ao contexto sociocultural em que se insere. A psicologia popular e cultural sugere que as ações humanas não são apenas controladas individualmente, mas refletem crenças culturais profundas.

Aprendizagem, Conhecimento e o Processo de Ensino

Aprendizagem, Conhecimento e o Processo de Ensino

REFERENCIA: EAD, Católica. A aprendizagem, conhecimento e o processo de ensino (Aula 6), 2018.

Desenvolvimento Humano

"O desenvolvimento não ocorre somente na infância, mas ao longo da vida as pessoas se encontram em processo de desenvolvimento, por isto são sujeitos desejantes, que buscam o prazer e a realização.

Pensamentos Teóricos da Psicologia Aplicada à Educação

Gardner e a Ideia de Inteligências Múltiplas
"Para Gardner, não há uma única unidade de inteligência, como é utilizado nos testes de QI, mas são oito os tipos de inteligência que envolvem habilidades e capacidades:"

Inteligência linguística: utilizar palavras e usar a estrutura e a gramática da língua para comunicar-se em formas diversas. Inteligência lógica matemática: realizar cálculo numérico e raciocínio lógico, incluindo a habilidade de ver padrões e relações sequenciais entre entidades. Inteligência espacial: perceber, desenhar e representar o espaço. Inteligência corpórea sensorial: utilizar o corpo como expressão de sentimentos e ideias, para resolver problemas e para transformar coisas. Inteligência musical: apreciar e criar música com um senso de ritmo, melodia e tom. Inteligência interpessoal: relacionar com outras pessoas e compreender a comunicação delas, tanto verbal como não verbal, incluindo a habilidade de detectar humores, sentimento, intenções e motivações de outras pessoas. Inteligência intrapessoal: compreender a si mesmo, buscar um autoconceito, motivações e ações. Inteligência naturalista: ter sensibilidade para com o mundo natural, incluindo a habilidade de discriminar e valorizar os fenômenos do mundo natural

Vygotsky e a Abordagem Sócio-Histórica
pensamento da época ideias e proposições teóricas sobre o curso do desenvolvimento do comportamento e da consciência.

Individualmente, as crianças podem ser incapazes de desempenhar tarefas, resolver problemas, memorizar coisas, mas com frequência são bem sucedidas quando têm a ajuda de alguém que sabe mais.

compreende o homem como um todo, portanto, ele não se constitui a partir de fenômenos internos e nem se reduz a um mero reflexo passivo ou estímulo do meio

Piaget e a Escola Construtivista
"Piaget contribuiu com perspectivas significativas relacionadas ao desenvolvimento cognitivo de uma criança. Iniciou a sua pesquisa na década de 1920 e, já na década de 1950, foi considerado um dos teóricos mais relevantes na área do desenvolvimento intelectual.

Piaget é tido como um construtivista porque crê que o que caracteriza, principalmente, o conhecimento é a novidade.

Para o autor, são quatro os estágios principais de desenvolvimento da inteligência: o período sensório-motor, o pré-operatório, as operações concretas e as operações formais que passam todas as crianças e adolescentes.

"Seus estudos apontaram que as crianças não são versões em miniatura dos adultos. Elas possuem modos característicos próprios para representar o mundo, para encarar a realidade e para utilizar a linguagem, e estes modos alteram-se no tempo."

Skinner: a Escola Comportamental
"Os seus precursores definiam o aprendizado como alterações observáveis no comportamento."

"os estudos behavioristas focalizaram nas ações manifestas dos aprendizes que poderiam ser observadas e medidas de forma confiável durante o processo de aquisição do comportamento e do aprendizado"

"O entendimento do desenvolvimento humano mudou muito durante o último século por ter sofrido influências de outras áreas (psicanálise, biologia, sociologia, antropologia, ecologia etc."
diversas escolas de pensamento da psicologia voltada para a educação têm contribuído para o aprofundamento nos processos de aprendizagem e em alguns métodos de ensino.

As Práticas Educacionais

"teorias baseadas em um entendimento do senso comum são teorias ingênuas"
"o professor, o aluno e a escola pertencem a uma comunidade, a uma sociedade, a um contexto sociocultural"

"produção de significados é um fenômeno cultural mediado"

Psicologia Popular e Cultural

"refletem não apenas certas tendências naturais, como achar que as pessoas normalmente agem sob seu próprio controle, mas também refletem crenças culturais profundamente arraigadas sobre o funcionamento da mente"
Bruner (1997), se o homem está imerso na cultura, pensar uma psicologia que não parte deste princípio seria uma forma reducionista de entender a psicologia humana baseada no indivíduo.