A equação de Schrödinger

A resolução da equação de Schrödinger conduz a um conjunto de funções de onda e a um conjunto de energias correspondentes aos estados do eletrão permitidos nesse átomo.

TópicA equação independente de tempo de Schrodinger pode ser resolvida analiticamente para um número de sistemas simples.o principal

A equação dependente do tempo é da primeira ordem no tempo, mas da segunda ordem em relação às coordenadas, portanto, não é consistente com a relatividade.

Esta equação permitiu a criação de um modelo completo para o átomo.

Esta equação assenta num modelo atómico inteiramente baseado em ondas estacionárias e constitui a base da física e química modernas.

A equação de Schrödinger constitui a base do formalismo mais operativo da mecânica quântica e rege o comportamento de uma partícula a nível atómico (o átomo é considerado uma onda).

TRABALHO DE INTRODUÇÃO A MECANICA QUANTICA MAPA MENTAL - LUIS ANTONIO SANTOS E SANTOS

A equação de Schrödinger consiste numa equação diferencial, proposta, em 1926, pelo físico austríaco Erwin Schrödinger que nasceu em Viena, a 12 de agosto de 1887, e que faleceu também em Viena, a 4 de janeiro de 1961. Esta equação foi construída com base no modelo atómico de Bohr incorporando as ideias quânticas de Planck.

A equação de Schrödinger permite calcular a função de onda associada Ψ (r,t) a uma partícula que se move dentro de um campo de forças descrito por um potencial V (r,t) (que pode depender da posição r e do tempo t)

As soluções para a equação de Schrödinger descrevem não só sistemas moleculares, atômicas e subatômicas, mas também os sistemas macroscópicos, possivelmente, até mesmo todo o universo.

Só são permitidas certas funções de onda como soluções da equação.

A equação de Schrödinger, deduzida em 1926 pelo físico austríaco Erwin Schrödinger (1887-1961), é uma equação usada em mecânica ondulatória para a função de onda de uma partícula.