Cimento de ionômero de vidro

Classificação quanto à composição

Cermet

Mistura milagrosa: Simples mistura do pó de ionômero com amálgama a fim de aumentar a liberação de flúor e aumentar a resistência do material - diferente do cermet.

- Cimentos reforçados com partículas metálicas: Em 1985, McLean e Gasser incluíram partículas de prata ao pó do cimento ionômero de vidro (Cermet), desenvolvendo um material radiopaco.

É a adição da liga metálica na fabricação da partícula de pó de ionômero em um processo de sintetização para melhor união entre as partículas e aumento da resistência do material.

Seu nome vem de Cer=Cerâmica da sílica e Met=Metal.

Vantagem: Maior liberação de flúor.

Desvantagem: Possui uma coloração acinzentada, sendo utilizado em restaurações de dentes decíduos posteriores e confecção de núcleo de preenchimento.

São bastante úteis para uso de material como preenchimento de dentes que mais tarde serão restaurados com coroas metálicas e como materiais restauradores em superfícies oclusais de molares decíduos.

Fotopolimerizável

Cimento de ionômero de vidro com acréscimo de resina e fotopolimerizador. Assim, resolve os problemas da pequena demora para endurecer e da estética opaca.

Vantagem: Maior controle do tempo de trabalho devido à presença do fotopolimerizador, melhora na estética e na resistência.

Desvantagem: Produto mais caro, em comparação aos outros presentes no mercado.