filosofia latinoamericana
nasceu da necessidade de unificar a América Latina em um único movimento revolucionário que busca criar diversos caminhos para que este continente busque uma melhor qualidade de vida para seus habitantes.
pensamiento filosofico
Atribui importância à lealdade do Estado, ao convívio saudável entre os seres humanos e à convivência pacífica com a natureza, os animais e o ambiente que a rodeia.
historia
O projeto de elaboração de uma filosofia própria, ancorada na idiossincrasia e nas realidades latino-americanas, desenvolveu-se ao longo do século XX em duas vertentes distintas.
Subtópico
O aspecto ontológico, também denominado "americanismo filosófico", que reflete na identidade nacional ou continental.
O lado historicista, que busca uma compreensão filosófica da história da América Latina e a formulação de uma história das ideias no continente.
principais autores e personagens
Sor Juana Ines de la Cruz que com seus escritos e poemas sobre o pensamento filosófico revolucionou a forma de pensar dos habitantes da época.
Simon Bolivar, que se encarregou de libertar as nações do jugo espanhol, sua ideia de libertação e de unificação da América é uma das mais importantes dessa filosofia
Subtópico
relação com meu graffiti
Como podemos ver no meu graffiti é evidente que damos um chamado ao amor ou nosso, neste caso a América Latina para se sentir dona de nossa cultura e de nossas raízes, que os recursos da América são para a América