Problemas Ambientais Urbanos

Soluções Para Problemas Ambientais Urbanos
Soluções para o lixo urbano:
1 – Diminuir a geração de lixo;
2 – Aumentar a coleta seletiva, através de pontos de entrega voluntária, campanhas de conscientização, coleta porta a porta;
3 – Incentivos fiscais para empresas que comercializarem produtos com menos embalagens, e/ou embalagens 100% recicláveis;
4 – Pontos de entrega voluntários para coleta do lixo eletrônico, lixo tóxico e lixo perigoso;
- As soluções tem que ser desenvolvidas e aplicadas de acordo com o porte do município, buscando otimização do gerenciamento.

O verdadeiro causador deste grande problema ambiental é simplesmente o homem, e por mais irônico que pareça somente ele pode combater o próprio mal criado.

As indústrias, os carros e as residências são algumas ações humanas que emitem diariamente centenas de poluentes no meio ambiente, e que vem se agravando negativamente cada vez mais.

Esgotos
Os esgotos é considerado grande causa de poluição, pois ao não receber o tratamento adequado libera à natureza diversos poluentes que provocam a deterioração dos rios, lagos e oceano, além de outros diversos tipos de poluentes liberados através dos lixos, dos dejetos químicos industriais e pela mineração sem controle.

É no esgoto também que se encontra bactérias, vírus e larvas de parasitas que são considerados muitas vezes nocivos, mas entre essas bactérias que contém um grupo particular que é apontado como o grande causador da poluição, existem pelo menos 30% das praias brasileiras que tem mais coliformes fecais do que deveriam – um sinal de que tem esgoto demais por ali.

Resíduos tóxicos: são os mais perigosos e podem provocar a morte conforme a concentração, são rapidamente identificados por provocar diversas reações maléficas no organismo. Exemplos de geradores desses poluentes: indústrias produtoras de resíduos de cianetos, cromo, chumbo e fenóis.

As consequências dos problemas ambientais
Poluição do Solo;
Efeito Estufa;
Aquecimento Global;
Buraco da camada de ozônio;
Chuvas ácidas;
Desflorestação;
Aumento do nível da água do mar;
Destruição dos ecossitemas;
Extinção de espécies animais e vegetais;
poluição do solo e das águas subterrâneas;

Resíduos minerais: são relativamente estáveis, correspondem às substâncias químicas minerais, elas alteram as condições físico-químicas e biológicas do meio ambiente. Exemplos de indústrias: mineradoras, metalúrgicas, refinarias de petróleo.

Resíduos mistos: possuem características químicas associadas às de natureza biológica. As indústrias têxteis, lavanderias, indústrias de papel e borracha, são responsáveis por esse tipo de resíduo lançado na natureza.

Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes

Resíduos atômicos: esse tipo de poluente contém isótopos radioativos, é um lixo atômico capaz de emitir radiações ionizantes e altamente nocivas à saúde humana.

Na atmosfera: a eliminação de poluentes desta forma só é possível quando os resíduos estão no estado gasoso.

Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente por determinada ação ou atividade. Atualmente o planeta Terra enfrenta fortes sinais de transição, o homem está revendo seus conceitos sobre natureza. Esta conscientização da humanidade está gerando novos paradigmas, determinando novos comportamentos e exigindo novas providências na gestão de recursos do meio ambiente.

Um dos fatores mais preocupantes é o que diz respeito aos recursos hídricos. Problemas como a escassez e o uso indiscriminado da água estão sendo considerados como as questões mais graves do século XXI. É preciso que tomemos partido nesta luta contra os impactos ambientais, e para isso é importante sabermos alguns conceitos relacionados ao assunto.

Subtópico

Poluição é qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a desequilibrar um ecossistema, e o agente causador desse problema é denominado de poluente.

Na água: essa opção de descarte de dejetos é mais barata e mais cômoda, infelizmente os resíduos são lançados geralmente em recursos hídricos utilizados como fonte de água para abastecimento público.

Em áreas isoladas: essas áreas são previamente escolhidas, em geral são aterros sanitários.