Existem várias técnicas para separar misturas, dependendo da natureza dos componentes e do estado físico em que se encontram. A destilação simples é usada para separar um sólido dissolvido em um líquido em misturas homogêneas, enquanto a destilação fracionada separa líquidos com diferentes pontos de ebulição.
Dissolução fracionada É um método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.
Destilação fracionada É um método de fracionamento de misturas que se baseia na diferença do ponto de ebulição dos líquidos presentes em uma mistura homogênea.
Centrifugação É um método de separação de misturas heterogêneas de sólidos com líquidos ou somente de líquidos.
Filtração É um método de separação de substâncias presentes em uma mistura heterogênea (possui duas ou mais fases) que apresenta pelo menos dois componentes em estados físicos diferentes, como: Um componente no estado sólido e um no estado líquido. Um exemplo de mistura com essa característica é a água com areia.
Flotação É um método de separação de misturas heterogêneas sólidas e líquidas.
Felipe Ícaro da Pureza Santos Sousa 1A
Peneiração É utilizada para separar substâncias sólidas de outras substâncias sólidas (sólido + sólido
A Separação magnética É um método de separação de misturas heterogêneas de componentes sólidos, mais especificamente para separação de misturas contendo ferro magnético como o cobalto, o níquel e, principalmente, o ferro.
Destilação simples É um método de separação de misturas homogêneas que separa o sólido dissolvido em um líquido.
Catação É um método de separação de misturas heterogêneas sólidas
Cromatografia É um processo de separação e identificação de componentes de uma mistura.
Decantação É um processo físico de separação de misturas heterogêneas do tipo líquido-sólido e líquido-líquido.