A educação escolar de Arte tem uma história

Ensino da arte no Brasil

Arte surge e mobilização políica, social, pegagógica, filosoficas

Importantes movimentos culturais na arte e educação no século XIX como bem a escola de Belas Ates no Rio de Janeiro e o Conservatório em Salvador

No Século XX surgi os primeiros do liberalismo (ênfase na liberdade e aptidão individuais) e do positivismo (valorização do racionalismo e exatidão científica), e da experimentação psicológica, e outro lado influenciado a educação escolar em geral com incluso na educação da arte.

4024/61 promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira transformou a disciplina Ate em uma "pratica educativa".

A partir dos anos 80 os debates sobre conceitos e metodologias do ensino de Arte, realizado em caráter nacional e internacional.

Após a Constituição Brasileira de 1988, a luta para inclusão da obrigatoriedade de Arte na escola e a discursão da Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Na última década do século XX a elaboração dos parâmetros Curriculares Nacionais de Arte pelo ministério de Educação (MEC) e o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Tópico principal

Tópico principal

Em 1916, foi criado a escola Real das Ciências, Artes e ofícios no Rio de Janeiro de Decreto Real de 12 de agosto, dez anos depois em imperial academia Escola de Belas-Artes.

"Pedagogia Tecnicista" e as aulas de Arte

Marco das tendência tecnicista

Ensino da arte na contemporaneidade

A nova LDBN n. 9.394/96 e parâmetros Curriculares Nacionais

Os paramentos Curriculares Nacionais de Artes Para o ensino fundamental (PCNs-Arte) inserem-se no processo ensino histórico do ensino aprendizagem de arte.

Século XX o ensino da Arte teve muitos fatores sociais, educacionais e Culturais

Nos anos 30 do século XX, início de movimentos da mobilização e criação de universidade

Nos ano 70, a introdução da Pós-graduação em ensino das Arte e a organização profissional a criação de associação de arte-educação.

A partir dos anos 80 acompanharam o ensino da arte em sua expansão na educação formal e outras experiência (museu, centros culturais, escolas de arte, conservatório.

5.692/71 Lei de Diretrizes e Bases, cria caos, e conflitos, com os tecnicista e a dependência cultural delineado no ensino de Arte nas escolas brasileiras.

Nos anos 80 volta os movimentos de organização de educadores do ensino da Arte.

A Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 torna o ensino de Arte componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica.

Em 1854 foi estabelecida oficialmente o seu ensino nas escolas brasileiras.

A "Pedagogia Nova" e as aulas de arte escola

Surgiu no Brasil a partir de 1930, passando a ser disseminada dos 40 aos 60 com as escala experimentais.

Em 19848

Augusto Rodrigues liberou a criação da "Escolinha de arte do Brasil". no Rio de Janeiro.

Subtópico