Jeitinho Brasileiro
conceito
A expressão “jeitinho brasileiro” se refere à abordagem improvisada e muitas vezes informal com a qual o brasileiro resolve situações problemáticas
surgimento
1946
Diz-se que a primeira prática do jeitinho brasileiro aconteceu em 1946, quando um cidadão estrangeiro solicitou um visto a um consulado brasileiro. Na época, o indivíduo teve seu pedido registrado sob a profissão de agrônomo (quando na verdade ele era médico), como forma de ter o seu processo facilitado.
Mario Cortella
"Essa ideia de jeitnho nem sempre é sinal de inteligência. Em muitos momentos , é um atalho arriscado, porque esse modo de dribla a norma raramente é indicador de flexibilidade.
Roberto DaMatta
"os brasileiros, acostumados a infringir regras e leis de suas próprias instituições, muitas vezes se viam perplexos com tamanha formalidade, seriedade e respeito com os quais os americanos agiam".
Sérgio Buarque
precisa expandir o seu ser na vida social, precisa estender-se na coletividade – não suporta o peso da individualidade, precisa “viver nos outros”. Essa necessidade de apropriação afetiva do outro pode ser notada, a título de exemplo, até em expressões linguísticas.
Hospitalidade
Expansividade emocional,
Todas sendo características e legado da vida rural e colonial brasileira.
generosidade
Formas de impedimento
Legislação
Servço público
Ex. Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992 - lei de improbidade.
Artigo 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade
Pontos
Positivos
Forma leve
Flexível
Otimismo
associado a corrupção
Sonegação de imposto
Prejuízo
Educação
Saúde
Segurança
Pagando um cafezinho
Corrupção
Passiva
Ativa
Negativos
moral
desespeitos aos outros
vaga de deficiênte
Sabe quem é meu pai?
Malandragem
ano de 1500