Marcos político econômico da história do Brasil.

1930-Porto de Santos

Complexo do café, foi um marco onde condenava a economia Brasileira como exportadores primários. Além disso, dominava-se o capital nacional que, por sua vez, dominava o complexo cafeeiro. em 1930, o Brasil lucrou U$ 180 milhões com café, contra U$ 445 milhões em 1929.

1946-1951-Governo Dutra

O governo de Dutra foi caracterizado pelo alinhamento do Brasil como aliado incondicional dos EUA na Guerra Fria e pela perseguição aos movimentos trabalhistas e aos comunistas.

1951-1954-Governo Vargas

Nesse marco, Vargas faz algumas coisas espantosas, equacionando as fontes de financiamento para a infraestrutura, opta pela energia elétrica, equaciona questões sobre o petróleo com a Petrobrás e opta definitivamente pelo modelo rodoviário.

1961- Governo Jânio quadros

Tal governo fez a maximização da valorização cambial. além disso, Jânio congelou os salários e aumentou os preços dos produtos e congelou os salários para tentar controlar a inflação e a dívida externa.

1961-1964 João Goulart

Teve-se as reformas de base onde era um projeto capitalista tendo em foco a reforma agraria levando assim a CLT ao campo, havia também um projeto de reforma urbana englobando várias outras reformas entre elas a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).

1964-1967- Governo Castelo Branco

Castelo Branco fez o banco central fazendo uma politica monetária autônoma, manteve o controle de cambio e aprovou a constituição 63 de Roberto Campos onde permitia capital estrangeiro sem registro no Banco Central e realizou a reforma financeira dos Bancos.

1967-1969-Governo Costa e silva

Esse governo teve uma característica desenvolvimentista onde foi marcado por muita repressão, violência, tortura aos opositores do regime e restrição aos direitos políticos e à liberdade de expressão.

1969-1974-Governo Médici

No governo de Emilio Garrastazu Médici ficou conhecido pelo o crescimento acelerado da economia. Este período ficou conhecido como “milagre econômico”. Foi proporcionado graças a grande entrada de investimentos estrangeiros.

1974-1979-Governo Geisel

Nesse período Geisel estava fazendo uma politica independente totalmente antiamericana. Além disso, rompeu o acordo militar Brasil-USA.

1979-1985-Governo figueiredo

Seu governo marca o último período do regime ou ditadura militar no Brasil, e seus principais aspectos são a anistia política ampla e irrestrita, o agravamento da crise econômica iniciada em 1974 com a crise do petróleo, abertura política, e consequentemente a redemocratização do país.

1985-Governo de Tancredo neves

A posse do novo presidente estava marcada para o dia 15 de março de 1985, mas, semanas antes dela, Tancredo vinha sofrendo com dores agudas na região do abdômen. Tancredo Neves faleceu no dia 21 de abril de 1985.

1985-1990-Governo Sarney

Sarney foi obrigado a buscar apoio político entre os grupos conservadores do país para a aprovação de novos planos econômicos (Plano Cruzado II em 1986, Plano Bresser em 1987, Plano Verão em 1989), com o objetivo de controlar os gastos públicos, conter a forte inflação e renegociar as dívidas.

1990-1992-Governo Collor

A medida mais polêmica do Plano Collor foi a retenção das poupanças nos bancos, para os correntistas que tivessem depósitos acima de 50.000 cruzeiros. Rapidamente, isto foi chamado de “confisco” pela população.

1992-1994-Governo Itamar Franco

O governo de Itamar Franco foi o responsável por estabilizar a economia brasileira por meio do Plano Real, encabeçado por seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso.

1995-2002- Governo Fernando Henrique Cardoso

As principais marcas positivas do governo FHC foram a continuidade do Plano Real, iniciado por Itamar Franco que tinha o próprio Cardoso como Ministro da Fazenda, o fim da hiperinflação, e a criação de programas sociais pioneiros, como o bolsa-escola, o vale-gás e o bolsa-alimentação.

2003-2010-Governo Lula

O Governo Lula caracterizou-se pela baixa inflação, que ficou controlada, redução do desemprego e constantes recordes da balança comercial. Na gestão do presidente Lula observou-se o recorde na produção da indústria automobilística em 2005, e o maior crescimento real do salário mínimo.