カテゴリー 全て - armazenamento - doenças

によって Bruna pina 1年前.

104

HEMOTERAPIA

Hemoterapia envolve procedimentos que utilizam sangue de doadores como tratamento, seguindo normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Estas normas cobrem todas as etapas desde a coleta, processamento, armazenamento, até a transfusão.

HEMOTERAPIA

HEMOTERAPIA

TRANSFUSÃO

A TRANSFUSÃO DE HEMÁCIAS É A MAIS PERIGOSA QUE TEM POIS NA MEMBRANA DA MESMA ENCONTRAMOS MAIS DE 300 ANTÍGENOS E PARA ACHAR UM DOADOR COMPATÍVEL E QUE NÃO FAÇA COM QUE SE DESENVOLVA UMA RESPOSTA AUTO IMUNE É DIFÍCIL.
CRIOPRECIPTADO - REPOSIÇÃO DE FATORES
PLASMA - AUMENTO DO NÍVEL HEMOSTÁTICO (FATOR DE COAGULAÇÃO)
PLAQUETA - AUMENTAR A PLAQUETA
CONCENTRADO DE HEMÁCIA - AUMENTAR O2

HEMÁCIA

A SUBSTÂNCIA H É ENCONTRADA LOCALIZADA NA MEMBRANA DA HEMÁCIA E VAI SER DEGRADADA POR INFORMAÇÕES ENZIMÁTICAS DO CROMOSSOMO 9.
PERFIL GENÓTIPO - INFORMAÇÕES ENCONTRADAS NO MEU DNA // PERFIL FENÓTIPO - INFORMAÇÕES EXPRESSAS COMO O CASO DA TIPAGEM SANGUÍNEA.
FATOR RH É PRESENTE NA MEMBRANA DA HEMÁCIA, EXPRESSO PELO RHD (D) E PELO RHCE (C c E c)
NA MEMBRANA DA HEMÁCIA É ENCONTRADO OS ANTÍGENOS, SÃO ENZIMAS ENVIADAS DO CROMOSSOMO 9 (PA E DA MÃE) QUE VÃO DEGRADAR A SUBSTÂNCIA H PARA EXPRESSAR AQUELA ENZIMA RECEBIDA - SE ALGUM DOS DOIS FOR O NÃO É MANDADO ESSA ENZIMA E ACABA EXPRESSANDO A OUTRA.

TIPAGEM DIRETA E REVERSA

REVERSA - É A CONTRAPROVA PARA VERIFICAR SE REALMENTE A TIPAGEM SANGUÍNEA ESTÁ CORRETA, SEMPRE QUE DER AGUTINADO SIGNIFICA QUE OBTEM AQUELE ANTICORPO
1 GOTA DO PACIENTE x 1 GOTA DE HEMÁCIA DO INVESTIGADO SUSPENSA A 5%.
DIRETA - BUSCA ENCONTRAR O ANTÍGENO NA MEMBRANA DA HEMÁCIA ATRAVÉS DE SOROS COMERCIAIS, SEMPRE SE AGLUTINAR É RELACIONADO COM O TIPO SANGUÍNEO DA PESSOA
1 GOTA DE HEMÁCIA EM SUSPENSÃO 5% x 1 GOTAS DO SORO COMERCIAL

SÃO PROCEDIMENTOS TERAPÊUTICOS QUE UTILIZAM O SANGUE COMO TRATAMENTO QUE É COLETADO DE DOADORES NO BANCO DE SANGUE.

BANCO DE SANGUE DEVE SEGUIR OS PADRÕES: TRIAGEM, COLETA, PROCESSAMENTO, ARMAZENAMENTO E A TRANSFUSÃO
TRANSFUSÃO - DEVE SER REALIZADA OS EXAMES PRÉ TRANSFUSIONÁRIO PARA QUE CONTENHAM A MAIOR COMPATIBILIDADE ENTRE O DOADOR E O RECEPTOR E QUE ISSO NÃO POSSIBILITE QUE OCORRA UMA AUTOIMUNIZAÇÃO

SISTEMA ABO - DESCOBRIR QUAL O TIPO SANGUÍNEO PARA VERIFICAR QUAIS SÃO OS ANTÍGENOS PRESENTES NA MEMBRANA DA HEMÁCIA DO DOADOR EM RELAÇÃO A DO RECEPTOR.

SISTEMA RH - FOI DESCOBERTO ATRAVÉS DA INSERÇÃO DO SANGUE DO HUMANO NO COELHO/CABRA ONDE AGIU COMO ANTIGENO ESTRANHO CRIANDO ANTICORPOS, ASSIM DANDO A AGLUTINAÇÃO OU NÃO QUE INDICA POSITIVO OU NEGATIVO.

A ENZIMA PROTEOLÍTICA É AQUELA QUE VAI DAR MAIS EVIDÊNCIA AO FATOR RH POIS INTERAGE COM A CAMADA FOSFOLIPÍDICA

"ANTI-D FRACO" É NECESSÁRIO REALIZAR O TESTE COM O SORO AGH PARA VERIFICAR SE É DE FATO POSITIVO OU NEGATIVO.

PROVA CRUZADA - REAÇÃO ANTÍGENO x ANTICORPO PARA DETERMINAR A PRESENÇA DE ANTICORPOS PRÉ FORMADOS, USA O SORO DO RECEPTOR E A HEMÁCIA DO DOADOR.

2 GOTAS DO AC REEPTOR x 1 GOTA DE SANGUE DO DOADOR SUSPENSA EM 5%.

COOMBS INDIRETO - PESQUISA POR ANTICORPO LIVRES E CIRCULANTES NO PLASMA, É USADO O SORO DE COOMBS

TUDO VERMELHO COLETA // NO PAINEL DE HEMÁCIA T.A PARA 37° É NO BANHO MARIA - 37° PARA AGH LAVA 3X COM SORO E COLOCA 2 GOTAS DO SORO DE COOMBS

NA TRIAGEM (1° MOMENTO) É REALIZADO O TESTE COM T.A/37°/AGH PARA VERIFICAÇÃO SE HÁ ALGUM ANITICORPO NO PLASMA, SE DER POSITIVO É REALIZADO O PAINEL DE HEMÁCIAS PARA DESCOBRIR QUAL É O ANTICORPO IRREGULAR NAS TEMPERATURAS T.A/37°/AGH.

CLASSE IgG - É UM ANTICORPO INCOMPLETO QUE EM 37° ESTÁ REAGINDO PORÉM NÃO É VISÍVEL MAS QUANDO COLOCADO 2 GOTAS DE SORO DE COOMBS CONSEGUIMOS VISUALIZAR. - AC QUENTE, NÃO POSSO TRANSFUNDIR A BOLSA POIS É HEMOLÍTICO.

CLASSE IgM - É UM ANTICORPO COMPLETO REAGENTE EM TEMPERATURA AMBIENTE QUE NÃO NECESSITA DO SORO DE COOMBS PARA SE EXPRESSAR. - AC FRIO, SÓ AQUECE A BOLSA E TRANSFUNDE.

COOMBS DIRETO - VERIFICAR OS ANTICORPOS PRESENTES NA MEMBRANA DA HEMÁCIA - USADO O SORO DE COOMBS (AGH) - AUTOIMUNIZAÇÃO DARÁ POSITIVO.

DOENÇAS: DHRN, TRANSFUSÃO INCOMPATÍVEL, ANEMIA AUTOIMUNE, HEMÓLISE INDUZIDA POR DROGAS.

DHRN - É UMA ALOIMUNIZAÇÃO ONDE OS ANTÍGENOS CRIAM UMA RESPOSTA DE ANTICORPOS DA MESMA ESPÉCIE E OCORRE A HEMÓLISE É CLASSIFICADO COMO IgG POR CONSEGUIREM PASSAR A BERREIRA TRANSPLACENTÁRIA E SE FIXAREM NA MEMBRANA DA HEMÁCIA DO BEBÊ - PODE DESENCADEAR UMA SOFRENCIA FETAL POR CONTA DA DESTRUIÇÃO ERITROCITÁRIA FETAL.

EXAME DA MÃE - O TESTE DO COOMBS INDIRETO PARA VERIFICAR OS ANTICORPOS LIVRES NO PLASMA, POSITIVADO NA TRIAGEM É REALIZADO O PAINEL DE HEMÁCIA PARA SABER QUAL É O TIPO DE ANTICORPO - E PEGA OS DOIS RESULTADOS PARA COMPROVAÇÃO.

EXAME BEBÊ - O TESTE DO COOMBS DIRETO PARA VERIFICAR ANTICORPOS PRESOS NA MEMBANA DA HEMÁCIA E APÓS ISSO É USADO SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS PARA REALIZAR O ELUATO, É A DILUIÇÃO DOS AC E FICAM SOBRENADANTES ASSIM É POSSÍVEL REALIZAR O TESTE DO COOMBS INDIRETO E REALIZAR O PAINEL DE HEMÁCIA

COLHIDO DO CORDÃO UMBILICAL NO TUBO DE EDTA, LAVA 12X PARA RETIRADA DE ALGUMAS SUBSTÂNCIAS QUE PODEM DAR ALTERAÇÕES NO EXAME.

ARMAZENAMENTO - O CONTROLE DE QUALIDADE DO ARMAZENAMENTO DEVE SER REALIZADO DE 4 EM 4 HORAS, VERIFICANDO A TEMPERATURA E TODAS AS BOLSAS QUE FORAM LIBERADAS PARA O ARMAZENAMENTO JÁ CONTÉM SUAS INFORMAÇÕES.

ESTOCAGEM DAS BOLSAS

PLASMA - CONGLADO

PLAQUETA - TEMPERATURA AMBIENTE EM CONSTANTE AGITAÇÃO

HEMÁCIA - REFRIGERADA

A VALIDADE DA BOLSA DEPENDERÁ DO ANTICOAGULANTE QUE O SANGUE TEM, PODE VALER ENTRE 28, 30 DIAS.

PROCESSAMENTO - AS BOLSAS DE SANGUE DEVEM AGUARDAR EM OUTRO LOCAL PARA SER REALIZADO A ANÁLISE POIS SE FICAREM CONJUNTAS COM AS JÁ ANALISADAS PODE OCORRER UMA CONFUSÃO.

ANÁLISES LABORATORIAIS

MICROBIOLÓGICA - PESQUISA SE HÁ RESQUÍSIOS MATERIAIS GENÉTICOS DO VÍRUS NO SANGUE (HEPATITE e HIV)

IMUNOHEMATOLÓGICA - PESQUISA SE HÁ ANTÍGENOS NA MEMBRANA DA HEMÁCIA E QUAIS SÃO OS SEUS ANTICORPOS CORRESPONDENTES, PARA OS TESTES PRÉ TRANSFUSIONÁRIOS.

SOROLOGIA - PESQUISAR SE HÁ ALGUM ANTICORPO NO PLASMA DO DOADOR, VERIFICA DOENÇAS TRANSMISSSÍVEIS PELO SANGUE

COLETA - PRÉ-REQUISITOS BÁSICOS: 18A 65 ANOS; PESAR 50KG; NÃO ESTAR INCLUSO EM GRUPOS DE RISCO A SAÚDE; NÃO ESTAR EM JEJUM; ESTAR BEM DE SAÚDE (NÃO GRIPADO).

A COLETA OCORRE PELO ENCHIMENTO DE BOLSAS DE 450ML, APÓS ISSO É CENTRIFUGADO A BOLSA E NELA HÁ OUTRAS BOLSAS MENORES NA PARTE TRASEIRA, O PLASMA É TRANSFERIDO PARA ESSA BOLSA E OCORRE A SEPRAÇÃO DE AMBOS.

CENTRIFUGAÇÃO DO SANGUE ME DÁ: PARTE SÓLIDA - COMPONENTES CONFUGURADOS (HEMÁCIA, LEUCÓCITO, PLAQUETA)// PARTE LÍQUIDA: PLASMA (PARTE ÍNTEGRA DO SANGUE TOTAL)

NO CASO DAS MULHERES QUE FORAM IMUNIZADAS NA GESTAÇÃO E POSSUEM O FATOR ANTI-D NÃO DEVEM REALIZAR A DOAÇÃO DO PLASMA, ENTÃO APÓS A CENTRIFUGAÇÃO É ENCAMINHADO PARA AS INDÚSTRIAS E RETIRA A BILIRRUBINA PARA REALIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS/VACINA.

HEMOCOMPONENTES: SÃO OS COMPONENTES DO SANGUE APÓS A CENTRIFUGAÇÃO // HEMODERIVADOS: É EXTRAIDO DO PLASMA E MANDADO PARA AS INDÚSTRIAS COM A FUNCIONALIDADE DE VIRAR MEDICAMENTOS.

AFÉRISES: É UMA MÁQUINA QUE VAI REALIZAR A COLETA E A CENTRIFUGAÇÃO, E SÓ IRÁ TIRAR O PLASMA E DEPOIS REALIZA A CENTRIFUGAÇÃO NOVAMENTE E DEVOLVE PARA O CORPO AQUELE SANGUE.

BOLSA TRÍPLA: HEMÁCIA, PLASMA E PLAQUETA

BOLSA DUPLA: HEMÁCIA E PLAQUETA

IMPEDIMENTO DEFINITIVO DE DOAÇÃO: EPILEPSIA, TESTAR POSITIVO PARA CHARGAS, SÍFILIS, MALÁRIA, HIV, HEPATITE B e C, ALCOLISMO CRÔNICO, ANTECEDENTE DE NEOPLASIA, USO DE DROGAS INJETÁVEIS, TUBERCULOSE.

IMPEDIMENTO TEMPORÁRIO DE DOAÇÃO: TATUAGEM, PIERCING, PASSAR 24 HORAS NA CADEIA, ABORTAMENTO, TER TIDO RELAÇÕES SEM CAMISINHA, TRASFUSÃO SANGUÍNEA, MEDICAMENTOS, MULHER (3 MESES P DOAR)//HOMEM(2 MESES P DOAR).

TRIAGEM - SÃO REALIZADOS TODOS OS TIPOS DE PERGUNTAS PARA SABER OS ANTECEDENTES DO DOEADOR AFINAL NEM TODA PESSOA É DE FATO UM DOADOR
A AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITÁRIA ESTABELECE PARAMETROS QUE DEM SER SEGUIDOS NOS ASPÉCTOS DA COLETA, PROCESSAMENTO, ARMAZENAMENTO, ANÁLISE, TRANSPORTE, CONTROLE DE QUALIDADE E TRANSFUSÃO.