Orifícios, bocais e vertedores são aberturas usadas em reservatórios e canais para medir e controlar a vazão de água. Essas estruturas são importantes em sistemas de abastecimento e no controle de extravasores de represas.
Hidrometria é um capítulo da Hidrologia que consiste na medição das grandezas que interessam ao estudo da água na natureza, como vazões (líquidas e sólidas) e níveis de água em rios, lagos e represas, índices pluviométricos (chuva) e outros parâmetros.
Hidráulica do sistema de recalque, cavitação e golpe de aríete
Cavitação: Pode aumentar a erosão, corrosão, desgaste e remover partículas e pedaços do rotor, selos e carcaça, afetando o rendimento da bomba, trepidações e ruídos.
Golpe de ariete: É um fenômeno hidráulico que pode causar problemas em tubos, conexões e válvulas, afetando desde as tubulações de abastecimento de água até as de polpa de minério por gravidade.
Rede de distribuição ramificada
Uma rede de distribuição ramificada é aquela em que o abastecimento de água é feito a partir de uma tubulação tronco, alimentada por um reservatório ou através de uma elevatória, e a distribuição é feita diretamente para os condutos secundários, sendo conhecido o sentido da vazão em cada trecho.
Problema dos dois e três reservatórios
O problema dos três reservatórios é um problema típico de sistemas de abastecimento de água, consistindo em determinar a vazão em cada um dos trechos, através de um procedimento iterativo. O cálculo das vazões é feito por tentativas, como admitir um valor para x piezométri ca, calcular as vazões nos 3 trechos a partir de ΔH e verificar se Q1
Acessórios de tubulações
Acessórios para tubulações são componentes utilizados em sistemas de tubulações e encanamentos para conectar-se diretamente tubos ou partes de tubulação, para se adaptar os diferentes tamanhos ou formas, e regular fluxos de fluido, por exemplo.
Perda de carga distribuída
Ela se dá porque a parede dos dutos retilíneos causa uma perda de pressão distribuída ao longo de seu comprimento que faz com que a pressão total vá diminuindo gradativamente, daí o nome perda de carga distribuída.
Orifícios, bocais e vertedores
Orifícios, bocais e vertedores são aberturas de perímetro fechado e forma geométrica definida, construídas abaixo da superfície livre da água, em paredes de reservatórios, pequenos tanques, canais ou canalizações para medir e/ou controlar vazão. O termo também é aplicado aos extravasores de represas. O estudo desses elementos considera-os como orifícios incompletos (sem a parte superior).
Hidrostática
"Hidrostática é um ramo da Física que estuda as características dos fluidos em repouso. Em especial, estabelece relações com a pressão exercida sobre corpos imersos em fluidos como o ar atmosférico e a água.
Condutos livres ou canais
Condutos livres ou canais são aqueles onde o escoamento é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica. Exemplos típicos incluem rios, canais, drenos e calhas.
Rede de distribuição malhada
Uma rede de distribuição malhada é composta por circuitos ou anéis de tubulação, permitindo a circulação da água em ambos os sentidos. Além das tubulações, a malha inclui peças especiais como válvulas de manobra, ventosas, descargas e hidrantes.
Redes de distribuição
A rede de distribuição de água é a unidade do sistema de abastecimento que conduz água para os pontos de consumo, como prédios e indústrias. Ela é formada por um conjunto de tubulações e peças especiais dispostas de forma a garantir o bom atendimento dos pontos de consumo.
Condutos equivalentes
Dois ou mais condutos hidráulicos são considerados equivalentes quando fornecem a mesma vazão para uma mesma perda de carga.
Perdas de carga distribuída e localizada
A perda de carga distribuída ocorre em trechos retilíneos de uma tubulação, enquanto a perda de carga localizada ocorre em elementos individuais, ou seja, nos acessórios presentes nela. A perda de carga distribuída ocorre pelo atrito entre o fluido e a parede da tubulação durante o escoamento em um trecho reto do percurso. A perda de carga localizada é expressa em termos de comprimento equivalente.
Escoamento em tubulações
O escoamento de fluidos em tubulações é uma área fundamental da engenharia térmica. Este conhecimento é vital para o projeto e operação de sistemas como redes de distribuição de água, sistemas de climatização e processos industriais.
Hidrodinâmica
"A hidrodinâmica é uma área da Física, especificamente da mecânica clássica, que compreende os fluidos ideais dinâmicos, aqueles que estão se movimentando. Nela estudamos principalmente a vazão mássica, a vazão volumétrica dos fluidos, a equação da continuidade e o princípio de Bernoulli.
Princípios básicos da hidráulica
Os princípios básicos da hidráulica incluem:
Fluidos: São substâncias que se deformam continuamente quando submetidas a uma força tangencial, podendo ser líquidos ou gasosos.
Princípio de Pascal: A pressão é transmitida em uma área específica, como uma superfície pequena, e é proporcional à força aplicada.
Princípio de Arquimedes: A flutuação de um objeto submerso em um fluido é igual à força de empuxo do fluido.
Princípio da Conservação da Energia (Eq. Bernoulli): A energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.