Eletrostática: O conceito de eletricidade estática: abrange o campo físico da pesquisa de carga eletrostática. O resultado da interação das forças atrativa e repulsiva de carga é o surgimento de fenômenos eletrostáticos estudados por esta área do conhecimento.

Cargas Elétricas: Eles são o resultado da atração ou repulsão de cargas elétricas. Cargas semelhantes se repelem e cargas opostas se atraem, mas são medidas em coulombs. Q = n.e

Campo elétrico: é o local onde as cargas elétricas se concentram, cuja intensidade é medida através da fórmula: E= F/q

Energia potencial elétrica: Ep= K.Q.q/d

Condutores e isolantes:

Condutor: possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com facilidade e os elétrons são fracamente ligados ao núcleo Isolante: os elétrons são ligados ao núcleo e oferecem oposição a passagem de cargas elétricas

Isolante: os elétrons são ligados ao núcleo e oferecem oposição a passagem de cargas elétricas.

Al.Montagnier T:31

Eletrificação: Qualquer processo que pode gerar a diferença entre o número de cargas positivas e negativas no corpo humano. Se o número de prótons e elétrons forem iguais, o objeto é chamado de neutro; se os números forem diferentes, o objeto será carregado.

Quando o corpo carregado transfere parte da carga em excesso para o corpo neutro por meio do contato direto, ocorre a carga de contato.

O carregamento indutivo é diferente porque não ocorre no contato direto entre um corpo carregado e um corpo neutro.

Potencial elétrico: V= Ep/Q

Diferença de potencial: U= vb - va

Fórmula da força elétrica (Coulomb):F= k q1q2/d²