EPILEPSIA
O QUE É?
É uma doença causada por uma alteração dos sinais cerebrais
A atividade do cérebro, os impulsos elétricos dos neurônios e os sinais químicos cerebrais se tornam anormais, deixando sua atividade desordenada, causando sintomas como convulsões, movimentos descontrolados do corpo ou alterando o comportamento e as sensações, podendo levar até a perda de consciência.
CID 10 G40.0
CID-Classificação Internacional de Doenças
10 - Código da classificação
G40.0 - Epilepsia e síndromes epilépticas idiopáticas definidas por sua localização (focal) (parcial) com crises de início focal
CAUSAS
A causa pode ser uma lesão no cérebro, decorrente de uma forte pancada na cabeça, uma infecção (meningite, por exemplo), neurocisticercose ("ovos de solitária" no cérebro), abuso de bebidas alcoólicas, de drogas etc.
SINTOMAS
O principal sintoma da epilepsia são as convulsões, também chamadas de crises convulsivas, ocasionadas pela atividade anormal dos impulsos elétricos cerebrais, que pode afetar todas as funções do corpo que são coordenadas pelo cérebro.
Olhar fixo e vago, como se estivesse desligada do mundo; Confusão mental; Sensação de formigamento nos braços ou pernas; Alteração na sensação de cheiros ou sabores; Movimentos bruscos incontroláveis dos braços e pernas; Tremores; Rigidez no corpo; Contrações dos músculos que pode causar mordida na língua; Incontinência urinária; Perda da consciência.
TRATAMENTO
O tratamento para epilepsia é feito com o objetivo de diminuir a frequência e a intensidade das crises epiléticas, uma vez que não existe uma cura para esta doença
MEDICAMENTOS (anticonvulsivantes)
Fenobarbital; Ácido valproico; Fenitoína; Clonazepam; Lamotrigina; Gabapentina
Valproato semisódico; Carbamazepina;
Estimulação do nervo vago
Neste método de tratamento, um pequeno aparelho, semelhante a um marcapasso, é colocado por baixo da pele, na região do peito, e fios são colocados até ao nervo vago que passa pelo pescoço. A corrente elétrica que passa pelo nervo pode ajudar a aliviar até 40% a intensidades das crises de epilepsia.
Dieta cetogênica
é muito utilizada no tratamento da epilepsia em crianças, pois aumenta a quantidade de gorduras e reduz os carboidratos, fazendo com que o corpo utilize a gordura como fonte de energia. Ao fazer isso, o corpo não precisa transportar glicose pela barreira cerebral, o que diminui o risco de ter uma crise de epilepsia.
Cirurgia cerebral
normalmente só é feita quando nenhuma outra técnica de tratamento foi suficiente para diminuir a frequência ou a intensidade das crises.
Retirar a parte afetada do cérebro: desde que seja uma parte pequena e que não afete o funcionamento global do cérebro;
Fazer implantação de eletrodos no cérebro: ajudam a regular os impulsos elétricos, especialmente após o início de uma crise.
Tipos
Epilepsia focal
Focal ou parcial ocorre quando as convulsões são provocadas pela atividade anormal em apenas uma área do cérebro, sendo chamadas de convulsões focais ou parciais, e que podem ocorrer com ou sem perda de consciência e provocar sintomas mais leves como sensação de formigamento da perna ou dos braços, ou realizar movimentos repetitivos, como esfregar as mãos, mastigar, engolir ou andar em círculos, por exemplo
Epilepsia generalizada
provoca convulsões que ocorrem quando todas as áreas do cérebro apresentam atividade elétrica anormal, podendo causar crise de ausência, sendo muito comum na epilepsia infantil, e são caracterizadas por olhar fixo e vago, ou movimentos corporais sutis, como piscar de olhos ou morder os lábios, e podem causar uma breve perda de consciência.
PREVENÇÃO
Geralmente, não existe maneira conhecida para prevenir epilepsia. No entanto, com uma dieta adequada e sono e ficando longe de drogas ilícitas e álcool pode diminuir a probabilidade de desencadear convulsões em pessoas com epilepsia