Evolução do Processo da Comunicação Educativa

Comunicação Educacional

Unidirecional

r

Modelo de Educação Linear.

Professor (Emissor)

r

Único detentor de informação e conhecimento.

Aluno (Recetor passivo)^

r

Recetor "que não sabe";Apenas recetor passivo;Deve receber a informação e debitá-la apenas quando solicitado.

Sala de Aula

Ferramentas

r

Conjunto de ferramentas que visam apenas o auxílio da aprendizagem por parte do aluno.

1º-Quadro Negro

2º-Retroprojetor

3º-Audiovisual

4º-Computador

Web 1.0

r

Um site com o formato Web 1.0 é um site estático sem interatividade com o utilizador. O Utilizador está limitado a ser apenas o consumidor de informação, não pode alterar ou reeditar o conteúdo;Dificuldade no acesso à criação de páginas web;Serviços pagos.

Bidirecional

r

Com o desenvolvimento da informática, a partir dos anos 70, dá-se uma mudança de paradigma de UNIDIRECIONAL para BIDIRECIONAL.Modelo de educação do Hipertexto;Ganham ênfase as interações e o feedback;Menos protagonismo do professor;Mais intervenção do aluno.

Administração

Escola

Professor <-> Aluno (Interação e feedback)

r

Reciprocidade entre o emissor (professor) e o recetor (aluno);Maior intervenção do aluno no processo comunicativo;Intercâmbio de informação entre professor e aluno.

Sala de Aula ou Ciberespaço

Ferramentas

r

Passou-se de conteúdos estáticos para colaborativos;Auxiliares principais do ensino ao serviço do professor e do aluno;Benefícios:Interação;Partilha de opiniões;Busca de respostas.

Computador (Internet)^

Web 2.0

r

É o aproveitamento da "inteligência colectiva". (O’Reilly, 2005, online)O utilizador é consumidor e produtor da informação;Facilidade no acesso a criação de páginas web;Possibilidade de serviços gratuitos;Quanto mais utilizadores maior é a quantidade de informação;Rapidez na troca de informação;Interligação entre aplicativos;Possibilidade de trabalhar não só online como offline, com opção de exportação e/ou importação de informação;Sistemas deixam de ter versões e passam a ser atualizados.

Online

r

Aplicações que só existem na Internet;Verifica-se o aumento da eficácia quanto maior o número de utilizadores.

Ferramentas de comunicação

r

SKYPE;Messenger;Voip;Google Talk;WhatsApp;etc...

Ferramentas de Social Bookmarking

r

Del.icio.us;etc...

Ferramentas de acesso a vídeos

r

YouTube;GoogleVideos;YahooVideos;etc...

Softwares que permitem a criação de uma rede social

r

Blogs;Messenger;Facebook;Instagram;etc...

Offline

r

Aplicações que funcionam offline, mas também são vantajosas se estiverem online.

Ferramentas de edição e/ou organização de ficheiros

r

Picasa Fotos;iTunes;etc...

Ferramentas de Escrita Colaborativa

Blogs

r

Páginas online que permitem atualizações rápidas e frequentes de publicações ("posts") de imagens, textos, vídeos e/ou pensamentos pessoais. Normalmente estas publicações são apresentadas por ordem cronológica.Potencialidades:Das ferramentas mais utilizadas no contexto educativo;Permite a troca de ideias (debate);Espaço pode conter informação especifica (especializada) numa só área ou em diversas; Permite a colaboração entre os seus usuários (integração);Potencializa o desenvolvimento do pensamento crítico.

Wikis

r

Site para o trabalho coletivo de um grupo de autores. Ésemelhante à estrutura do blog e qualquer pessoa pode acrescentar, editar ou apagar conteúdos. Pode também ser utilizado por estudantes para desenvolver projetos em pequenos grupos (wiks interclase).Potencialidades:Interagir e colaborar dinamicamente com os alunos;Trocar ideias, criar aplicações, propor linhas de trabalho para determinados objetivos;Recriar ou fazer glossários, dicionários, livros de texto, manuais, repositórios de aula, etc;Ver todo o historial de modificações, permitindo ao professor avaliar a evolução registada;Gerar estruturas de conhecimento partilhado, colaborativo que potencia a criação de comunidades de aprendizagem;Integração dentro dos edublogs (ainda que distintos em termos de conceção podem ser integrados de forma complementar).

Podcasts

r

Ferramenta que permite disponibilizar materiais didáticos como aulas, documentários e entrevistas em formato áudio.Vantagens:Podem ser ouvidos a qualquer hora e em diferentes espaços geográficos;Ajudam o professor a gerir o tempo e a rentabilizá-lo.Destinatários:Pessoas que dispõem de pouco tempo para estudar e assistir a aulas;Negócios como forma de disponibilizar o conteúdo de reuniões;Programas de telejornais e entretenimento;Programas de caráter científico;Educação para a transmissão e disponibilização de aulas em especial na formação à distância.

Comunidade

Multidirecional

r

Comunicação em Rede no contexto da Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Professor <-> Aluno Aluno <-> Aluno

r

Interações e feedback entre professor e alunos e entre alunos.

Sala de Aula ou Ciberespaço

Ferramentas

Computador (Internet)^