Categories: All - aprendizagem - problemas - números - dificuldades

by Lisandro Melo 10 years ago

423

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA TERCEIRO E QUARTO CICLOS

A compreensão das operações matemáticas e a relação entre diferentes tipos de números são essenciais para a resolução de problemas. Os alunos muitas vezes enfrentam dificuldades em associar situações-problema com as operações necessárias para chegar a uma solução e em interpretar os resultados numéricos corretamente.

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA  TERCEIRO E QUARTO CICLOS

Dificuldades em relacionar a situação-problema com a operação que permite obter a resposta. Dificuldades em interpretar os números obtidos para dar resposta a um problema.

Estabelecer e reconhecer relações entre os diferentes tipos de números e operações.

Ampliar o sentido numérico e a compreensão do significado das operações

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PARA TERCEIRO E QUARTO CICLOS Analisam conceitos e procedimentos a serem ensinados, modos pelos quais eles se relacionam entre si, e também formas por meio das quais os alunos constroem esses conhecimentos matemáticos.

Números e operações

slh;alfh k;ahf ;sakfkasfkgaslfglashgfjh'p ;g lkggjgjhgjgsgfjhagafafslhkhklhkhkhkhklafasfafasfasfasfasfasdsfjksgafkjgasfasgd
Algebra
É importante que os alunos percebam que as equações, sistemas e inequações facilitam muito as resoluções de problemas difíceis do ponto de vista aritmético. .
Iniciar o estudo da sintaxe que o aluno está construindo com a noção de variável que para eles a letra sempre significa uma incógnita.
Desenvolver o estudo da Álgebra enfatizando as manipulações com expressões e equações de uma forma meramente mecânica.
Deve-se ter clareza de seu papel no currículo, além da reflexão de como a criança e o adolescente constroem o conhecimento matemático, principalmente quanto à variedade de representações. .
Constitui um espaço significativo para que o aluno desenvolva e exercite sua capacidade de abstração e generalização, além de possibilitar uma ferramenta para resolver problemas.
Operações
Cálculo

O objetivo principal do trabalho com o cálculo (mental, escrito, exato, aproximado) consiste em fazer com que os alunos construam e selecionem procedimentos adequados à situação-problema apresentada, aos números e às operações nela envolvidas.

A importância do estudo do cálculo, em suas diferentes modalidades, justifica-se também pelo fato de que é uma atividade básica para o desenvolvimento das capacidades cognitivas do aluno, visto que:

favorece o desenvolvimento da criatividade, da capacidade para tomar decisões e de atitudes de segurança para resolver problemas numéricos cotidianos.

permite a descoberta de princípios matemáticos como a equivalência, a decomposição, a igualdade, a desigualdade e compreensão da estrutura do sistema de numeração decimal;

possibilita o exercício de capacidades como memória, dedução, análise, síntese, analogia e generalização;

Radiciação

O conceito de radiciação está associado ao conceito de potenciação

é interessante que se façam estimativas antes de obter a raiz utilizando a calculadora

Potenciação

Multiplicações sucessivas de fatores iguais

Observar a presença da potenciação no Sistema de Numeração Decimal.

Notação científica. Para números muito grandes, ou muito pequenos:

+----+----+----+----+----+----+----+----+----+ | 4⁴ | 4³ | 4² | 4¹ | 4⁰ | 4⁻¹| 4⁻²| 4⁻³| 4⁻⁴| +----+----+----+----+----+----+----+----+----+ | 256| 64 | 16 | 4 | 1 | 1/4|1/16|1/64| ...| +----+----+----+----+----+----+----+----+----+ ÷4 ÷4 ÷4 ÷4 ÷4 ÷4 ÷4 ÷4 ÷4

Multiplicação e Divisão

Associadas à ideia de combinatória

Multiplicação Comparativa

Produto de Medidas

Comparação entre razões

Adição e Subtração

Composição de Transformações

Ideia de comparação

Ação de Juntar

NÚMEROS
Números racionais

Contribui para as dificuldades na aprendizagem dos irracionais a inexistência de modelos materiais que exemplifiquem os irracionais

As formas utilizadas no estudo dos números irracionais têm se limitado quase que exclusivamente ao ensino do cálculo com radicais.

Números irracionais

A familiaridade do aluno com as diferentes representações dos números racionais (representação fracionária, decimal, percentual) pode levá-lo a perceber qual delas é mais utilizada ou adequada para expressar um resultado.

Os racionais assumem diferentes significados nos diversos contextos: relação parte / todo, visão e razão.

A abordagem dos racionais, tem como objetivo levar os alunos a perceber que os números naturais são insuficientes para resolver determinadas situações-problema como as que envolvem a medida de uma grandeza e o resultado de uma divisão.

Números Inteiros

Pedagogicamente

Recursos de exploração

Consequências

Descontextualização

Memorização de regras

Fatores que auxiliam a aprendizagem

Interpretação de Funções com números negativos

Significação dos números negativos

Existência e função do zero

Extensão dos números naturais

Importância do Zero

Evolução Histórica

Números Naturais

Fafores Negativos para aprendizagem

Práticas apenas formais

Falta de cálculos mentais, aproximações

Falta de situações problemas

Desistimulação

Leitura

Posição Interpretação

Sistema de Formação

História e Origem

Representação de quantidade

Espaço e forma

Grandezas e medidas

Conexões entre os conteúdos

Tratamento da informação