Chuveiro Elétrico

A temperatura da água depende de alguns fatores:

Potencia elétrica aplicada ao resistor

Sabemos pela lei de Ohm que a corrente é inversamente proporcional à resistência, ou seja, se a resistência é grande, a corrente é pequena.

Fluxo de água que passa pelo chuveiro

Se mais água passar pela resistência, é preciso mais calor para obter a mesma temperatura final.

Temperatura inicial da água

Se a água inicialmente estiver mais fria do que o comum, vai ser preciso maior quantidade de energia ou potencia para gerar mais calor e assim aquecer a água, deixando-a na temperatura normal.

Pressão da água

Um meio de manipular a pressão e a vazão da água que entra na caixa do chuveiro é através de um recurso encontrado em praticamente todo tipo de chuveiro, uma pequena arruela. Ela controla o diâmetro pelo qual a água passa antes de entrar no chuveiro, ocasionando assim uma mudança na pressão.

Potência do chuveiro

Dependendo da pressão da água e da temperatura inicial da água, o chuveiro oferece opções de potência para essas ocasiões. Não importa se o chuveiro é 127 V ou 220 V, pois a potência que gera o calor que vai aquecer a água.

Os chuveiros que operam em 110 V alcançam sua potência máxima em menor tempo do que os chuveiros em 220 V, por motivos de intensidade de corrente.

Origem

Inventado nos anos 40

Por Francisco Canhos

Constituído por

Resistor

Peça metálica de cromo, níquel ou uma junção destes dois metais

Membrana de borracha

Fica antes dos orifícios do chuveiro, por onde sai a água.

Na parte exterior do chuveiro encontra-se a chave pela qual é possível regular a temperatura do chuveiro, a chave “inverno e verão”.

Transformação de enrgia elétrica em energia térmica