Cultura local
E
Saberes Informais
Distinções necessárias:
O conceito de cultura, embora seja simples pode trazer algumas armadilhas. Diante deste conceito podemos estabelecer algumas distinções necessárias para um trabalho adequado em sala de aula.
Cultura de massa e Cultura popular:
Cultura de massa é a cultura divulgada pelos meios de comunicação de massa. Cultura popular é qualquer manifestação em que o povo produz e participa. Cultura de massa é diferente da cultura popular, pois a cultura popular é uma escolha do povo, já a cultura de massa é a escolha de grupos econômicos.
A importância dos saberes informais:
Queremos expressar é que a compreensão do local, da cultura do meio em que nossos educadores estão inseridos, é o ponto de partida para que possamos relacionar o seu meio com o todo.
Educadores e Sociólogos:
Maria Teresa Nidelcoff
Fala sobre a cultura “oficial” e cultura burguesa.
Pierre Bourdieu
Fala sobre a cultura popular e cultura de massa.
Cultura local e Cultura formalizada pela sociedade:
Muitas vezes a cultura local é colocada como algo inferior e isto dificulta o trabalho do educador sobre esse assunto. Já a cultura formalizada é tida como a cultura superior, ou seja, uma cultura correta das classes dominantes de uma sociedade.
Os saberes informais como fonte para o conhecimento:
A proposta é que em sala de aula possamos buscar a problematização sobre as questões culturais. A valorização dos Saberes Informais é um grande passo para a compreensão daquilo que já está formalizado e sistematizado dentro de algum dos campos do conhecimento.
A cultura local como fonte para o conhecimento:
Para iniciar o processo do conhecimento é bom partir da crítica da realidade vivida e percorrida pelos educandos. Como afirma Vigotski, nossas características humanas são dadas pela interação com o meio físico e sociocultural.