A hipertrofia temporária ocorre durante a prática de exercícios como a musculação.
A hipertrofia é classificada como crônica quando permanece após três ou mais dias sem a prática de musculação.
O processo de hipertrofia acontece porque o corpo tem a necessidade de se recuperar do estresse sofrido, aumentando o tamanho da sua fibra muscular para que obtenha a capacidade de suportar mais peso.
Além dos fatores biológicos de cada pessoa, o processo de hipertrofia pode ser alcançado através do uso de suplementos (WHEY PROTEIN, BCAA, CREATINA, ENTRE OUTROS) e musculação como já foi comentado anteriormente.
Benefícios do exercício no processo de hipertrofia: Força e resistência muscular, melhora na circulação sanguínea, correção de desvios de postura, aumento na disposição física, eliminação de gordura, ganho de massa muscular em locais definidos, modelagem do corpo, resistência cardiorrespiratória, proteção das articulações e desenvolve a performance física.
Malefícios do exercício no processo de hipertrofia: a prática excessiva de exercícios promove baixo rendimento no treino, o que prejudicará o processo de hipertrofia, pois é importante fazer um descanso para que o músculo se recupere do treino e cresça.
Como saber que alguém está praticando exercícios excessivamente? A pessoa apresentará cansaço extremo, tremores, movimentos involuntários, falta de ar durante o treino, dores musculares intensas que só aliviam com o uso de fármacos.
O que o excesso de exercícios pode gerar?
Alterações na produção hormonal, enfraquecimento do sistema imune
Irritabilidade, insônia
Taquicardia, mesmo durante o descanso
Além disso, o exagero na prática de exercícios pode prejudicar a saúde mental do indivíduo, fazendo com que se torne compulsivo por musculação, obcecado por melhorar a aparência física, gerando stress e ansiedade intensa.