Mecanismos de defesa

Mecanismos de defesa

Repressão

Recalcamento ou recalque, para Freud, é quando o ego é ameaçado por impulssos indesejáveis pelo id.

Mecan. de defesa mais básico na Psicologia.

Dificulta que pensamentos negativos cheguem ao consciente mas ainda permanece no "inconsciente". Impulso reprimido "disfarçados" ou deslocados.

Um exemplo, pessoas serem abusadas na infância, podem vir a não se lembrarem na vida adulta sobre o ocorrido.

Negação

Ação de negar algo para auto proteção.

Por exemplo, no caso de doença grave (minimizar gravidade) ou algo relacionado a relação cunjugal (não aceitar separação).

Regreção

Para Freud, depois que a "libido" perpassou por um estágio do desenvolvimento , essa pode passar em um momento de "stress" e assim voltar/regredir ao estado anterior.

Exemplo: A chegada de um irmãozinho em casa, o primogênito pode regredir ao usar banheiro sozinho ou se alimentar sozinho.

Deslocamento

Pode-se entender como um redirecionamento de impulsos inaceitáveis , "por a culpa de uma "frustação" em outra pessoa, por exemplo.

Por exemplo: no trânsito, ao dirigir ficar agressivo com outro motorista que fez alguma manobra imprudente ou não.

Projeção

De acordo com Freud, quando um impulso interno gera ansiedade intensa, o ego pode substituir/reduzir tal ansiedade para um objeto exterior.

Exemplo: aquela famosa frase de senso comum, "quem desdenha, quer comprar"; ou alguém que tenha interesse/atração, por uma pessoa mais velha, mesmo acreditando que não tem tal interesse.

Isolamento

É um mecanismo de defesa que para Freud é do indivíduo se isolar, ou seja, desprender pensamentos ou ações negativas de um contexto como um todo. Assim uma pessoa pode "evitar"/fugir de situações que causem desconforto. Dirigir em dias de chuva, ou evitar locais onde possam se encontrar com pessoas, etc.

Teorias Psicanalísticas

Faculdade Católica de Rondônia

Psicologia - 4º período matutino - 2021/2

Docente: Selena Castiel

Discente: Lucélia Miranda

Livro: Teoria da Personalidade de FEIST, FEIST & ROBERTS, 8ª ED. P. 24 a 27. E texto : Os nove mecanismos de defesa na psicanálise de Karla Oliveira, em psicanaliseclínica.com.

Mecanismos de defesa

Para Freud, mecanismos de defesa são manifestações do Ego perante demandas psíquicas do Id e Superego.

Racionalização

Trata-se de um mecanismo inconsciente do ego para "amortecer", evitar "impactos" de desejos e libido "inaceitáveis", com o intuito de evitar/prevenir sofrimentos psíquicos.

Por exemplo: quando queremos algo inalcançável, dizemos que aquilo não servia para nós; entrar em programa de pós graduação ou faculdade, etc.

Sublimação: um dos principais mecanismos de defesa

Segundo Freud, a sublimação colabora tanto para o indivíduo como sendo "um sujeito" como para um grupo social. Freud aponta que a sublimação é a "emenda" do alvo genital de Eros, que é realocado por um plano/propósito cultural ou social. Em boa parte das pessoas, as sublimações

Subtópico

Formação reativa

De acordo com Freud, "o comportamento reativo pode ser percebido pelo seu caráter exagerado e ou em sua forma obsessiva e compulsiva".

Por exemplo: estar sempre disponível para alguém, mesmo não gostando muito da pessoa, exagero em elogios (às vezes falsos), etc.