Geração de energia, telefonia e comunicações, automação, na saúde e biomedicina, eletroeletrônica, nanotecnologia, hardware e software, construção civil.
Geração de energia
Usinas hidrelétricas e eólicas
É responsável pela elaboração de plantas de indústrias e pela geração de energia.
Energia Solar
Pode atuar tanto em parques fotovoltaicos quanto projetos pequenos como casas e comércio.
Telefonia e comunicações
A criação de redes, o desenvolvimento de serviços de expansão e de telefonia, a projeção de sistemas e de redes 3G ou 4G para dispositivos móveis e a construção de sistemas de comunicação e de processamento digital são algumas das atividades realizadas por esses profissionais.
Saúde e Biomedicina
A sua principal atuação está ligada à projeção e à construção de equipamentos biomédicos, além de ajudar clínicas, laboratórios e hospitais que necessitam de equipamentos médicos para a criação de vacinas, para a realização de cirurgias e para os atendimentos em geral.
Eletroeletrônica
O elétrico é um dos principais responsáveis pela criação e pela manutenção de componentes eletrônicos e de hardwares específicos que garantem o funcionamento desses equipamentos.
Além das áreas mais comuns — como operadoras telefônicas, empresas de eletrodomésticos e indústrias —, o engenheiro eletricista pode atuar na criação de aparelhos de medição usados pelas outras engenharias e por diversas profissões.
Nanotecnologia
O engenheiro eletricista é um dos profissionais requisitados e, também, um dos que mais utilizam os aparelhos criados com a nanotecnologia.
Hardware e Software
Pode atuar no desenho e na projeção de circuitos integrados destinados a sistemas de computação, independentemente se são hardware ou software.
Construção Civil
Projetar os circuitos elétricos necessários para casas, apartamentos, condomínios, edifícios, indústrias e prédios comerciais.
E o trabalho não para por aí. Esses profissionais cuidam ainda da elaboração e da manutenção de plantas para qualquer tipo de geração de energia que esses empreendimentos necessitam, com o intuito de evitar sobrecargas e acidentes.
Automação
Esse setor é responsável pela construção e pelo desenvolvimento de sistemas para as indústrias, sejam eles automatizados ou robotizados.
O engenheiro eletricista é fundamental para essa área, já que ele faz todo o processo de construção de sistemas elétricos que permitem que esses aparelhos funcionem, dos componentes mais simples até as estruturas mais complexas.
Além das fábricas e das indústrias, esse profissional pode ser contratado por empresas de automação para cuidar:
-do fornecimento da quantidade de energia ideal para uma instalação industrial;
-ou da manutenção preventiva de máquinas e aparelhos com o intuito de evitar problemas na produção.