ESTRUTURA DO TRABALHO
Quais desafios enfrentados por uma estagiária (professora em formação) que desenvolve o trabalho docente com turmas de Educação de Jovens e Adultos? Quais as percepções dos alunos sobre seu próprio processo de aprendizagem?
OBJETIVO GERAL: estudar a Educação de Jovens e Adultos e discutir os desafios nessa modalidade de ensino na atualidade a partir da perspectiva histórico-crítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: (i) contextualizar a EJA no cenário educacional brasileiro e as políticas voltadas para essa modalidade; (ii) compreender e refletir sobre a experiência de ensino no contexto da EJA; (iii) compreender por meio das narrativas dos alunos participantes suas percepções sobre o próprio processo de aprendizagem
TCC
MEMORIAL
INTRODUÇÃO
JUSTIFICATIVA
PESSOAL: EXPERIÊNCIA COMO ESTAGIÁRIA NO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO E SUPLÊNCIA
ACADÊMICA: PESQUISAS APONTAM QUE EM RELAÇÃO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DENTRO DO CAMPO DE EJA, HÁ UMA PREOCUPAÇÃO COM TENDENCIAS DE "INFANTILIZAÇÃO" DO ENSINO DE EJA. DESTA FORMA, FAZ SE NECESSÁRIO ENTENDER COMO ESTA SENDO A FORMAÇÃO DESSES PROFESSORES.
SOCIAL: TRATA-SE DE UMA REALIDADE NACIONAL NO QUAL DEVIDO A SITUAÇÃO DE POUCA OU NENHUMA ESCOLARIDADE, MUITOS DESSES JOVENS E ADULTOS, SOFREM POR FICAREM RECLUSOS A TRABALHAREM EM SETORES POUCOS VALORIZADOS. ALÉM DISSO, É PRECISO PROMOVER A REAFIRMAÇÃO DO DIREITO DE EDUCAÇÃO PARA ESSES SUJEITOS.
CAPÍTULO I
RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA EJA
A PERSPECTIVA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CAMPO EDUCACIONAL
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
CURRICULOS DE EJA
CAPÍTULO II
METODOLOGIA
SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS
EIXOS
Os momentos nos quais as relações entre a teoria e a prática ficaram evidenciadas.
Elementos que contribuirão para ação docente futura.
Aprendizagem a partir da percepção dos alunos.