Categorieën: Alle - citoplasma - ribossomos

door Nicole Fontoura 3 jaren geleden

176

Organelas

As organelas são componentes essenciais das células, desempenhando funções vitais para a manutenção e funcionamento celular. Os leucoplastos, presentes em células vegetais e alguns microrganismos, são incolores e armazenam substâncias nutritivas.

Organelas

Conhecimento

ORGANELAS

Vacúolos: são estruturas celulares envolvidas por membrana plasmática, muito comuns em plantas e presentes também em protozoários e animais. Tem diferentes funções como: regular PH, controlar a entrada e saída de água por osmorregulação, armazenar substâncias, fazer a digestão e excretar os resíduos. O vacúolo é uma das organelas que diferencia a célula vegetal da célula animal. Possui um formato que varia entre o esférico e ovalar e é envolta por uma membrana simples, chamada tonoplasto, sendo também preenchida por suco celular de PH ácido.
Peroxissomos: a principal função do peroxissomos é digerir algumas substâncias. Isso porque em seu interior estão armazenadas as enzimas oxidases. No fígado, eles auxiliam na produção de sais biliares e também na neutralização de algumas substâncias tóxicas para o corpo através da enzima catalase. Os peroxissomos são organelas citoplasmáticas de dupla membrana típicas de células vegetais, com formato de vesículas esféricas, responsáveis pelo armazenamento de enzimas que catalisam o peróxido de hidrogênio, mais conhecida por água oxigenada (H2O2), substâncias tóxicas para a célula, fonte de radicais livres.
Lisossomos: Os lisossomos são organelas citoplasmáticas, originadas no complexo de Golgi e têm a capacidade de degradar partículas. Presentes na maioria dos seres vivos eucariontes, os lisossomos estão envolvidos em outras atividades celulares como reparo de membrana e secreção. Em síntese, essas organelas possuem duas funções principais: Heterofagia: processo de digestão de partículas de origem externa à célula; Autofagia: reciclagem (renovação) de outras organelas celulares envelhecidas e macromoléculas.
Complexo de Golgi: é uma organela que apresenta diversas funções, sendo alguma delas: adição de açúcares às proteínas e aos lipídios sintetizados no retículo endoplasmático (glicosilação), entre outras. O complexo golgiense é um conjunto de vesículas achatadas (cisternas) que possuem porções laterais dilatadas e estão dispostas uma em cima da outra, formando uma espécie de pilha. Cada vesícula achada, que é uma espécie de saco membranoso, garante que o material dentro dela não se misture com o material presente no citoplasma da célula.
Retículo endoplasmático: está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas. O retículo endoplasmático pode ser dividido em duas regiões principais: a rugosa e a lisa. O primeiro tipo recebe essa denominação porque apresenta em sua membrana uma grande quantidade de ribossomos, organelas relacionadas com a síntese de proteínas. Já aquelas regiões que não apresentam ribossomos constituem a porção lisa.
Leucoplastos: são organelas presentes no citoplasma das células vegetais e também de algumas espécies de algumas espécies de microrganismos. Elas são incolores (não têm cor), pois não possuem pigmentos. Possuem a capacidade de reservar substâncias nutritivas para a célula. Inclusive essa é sua função na célula vegetal. Um exemplo comum de leucoplastos são os amiloplastos (leucoplasto convertido). Essas organelas possuem a função de armazenar amido. São comuns nas batatas, por exemplo, e também em outros tubérculos e raízes. Estão localizados nas células dos tecidos internos dos vegetais, ou seja, aquelas que não estão expostas a incidência de luz solar.
Ribossomos: São organelas responsáveis pela síntese de proteínas na célula. Células responsáveis por grande produção de proteínas, como as do pâncreas, são ricas nessas estruturas. São formados por uma combinação de proteínas e de RNA ribossomal (RNAr), que formam duas subunidades. Os ribossomos presentes em procariontes tendem a ser menores e menos complexos do que aqueles observados em organismos eucariontes.
Cromoplastos: são plastídios que contêm pigmentos do grupo dos carotenoides, que conferem a cor amarela, laranja ou vermelha a algumas plantas. Estas organelas apresentam formas variadas e sua função precisa ainda não é totalmente compreendida, embora se acredite que elas atuem como atrativo para diversos animais, que têm papel fundamental na polinização cruzada de plantas e na dispersão de frutos e sementes. Os cromoplastos podem se originar de cloroplastos preexistentes, através da substituição da clorofila pelos carotenoides e a desorganização das membranas tilacóides. Este processo ocorre durante o amadurecimento de muitos frutos como, por exemplo, o tomate.
Cloroplastos: são um tipo de plastídio ou plasto que junto com a presença de vacúolos e parede celular celulósica caracterizam uma célula vegetal. O cloroplasto é rico em clorofila, um pigmento verde que atua no processo de fotossíntese e é responsável por garantir a cor verde das plantas e algas verdes. Os cloroplastos podem se apresentar de diversas formas ou tamanhos, entretanto a configuração básica dessas estruturas é composta por uma membrana externa, uma membrana interna, pelo espaço Intermembranoso, estroma e pelos tilacóides.
Mitocôndrias: São organelas celulares responsáveis pelo processo de respiração celular. Além da produção de energia, essas organelas são responsáveis, juntamente ao retículo endoplasmático liso, pela regulação da concentração de alguns íons no citoplasma das células. As mitocôndrias são organelas que apresentam dupla membrana. A membrana mais interna da mitocôndria forma as cristas mitocondriais. As cristas mitocondriais delimitam a matriz mitocondrial, na qual são encontradas proteínas, DNA, RNA e ribossomos. O DNA das mitocôndrias é semelhante ao de bactérias.
Citoplasma: Ele é responsável por armazenar substâncias químicas fundamentais para a manutenção da vida. O citoplasma possui a função de sustentação esquelética celular através de uma estrutura constituída por microfilos mentos e tubos proteicos chamada de citoesqueleto. O citoplasma é uma região da célula localizada entre o núcleo e a membrana plasmática. Ele é composto por um líquido viscoso e transparente chamado de citosol. O citosol possui uma consistência mais grudenta no contorno do citoplasma.