Balanced ScoreCard (BSC)
O que é?
Balanced ScoreCard significa, em tradução livre, cartão de resultados balanceados e é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida em 1998 por Robert Kaplan e David Norton.
Qual sua importância?
é um plano de comunicação entre um conjunto de pessoas envolvidas com a organização, principalmente os colaboradores, executivos de nível corporativo e conselheiros. Ele deve fornecer o detalhamento da estratégia de diferentes perspectivas e auxiliar na comunicação entre os principais setores da empresa. O alinhamento desses profissionais facilitará o estabelecimento das metas, do feedback organizacional e da responsabilidade estratégica do negócio.
Qual sua finalidade?
expõe à estratégia da organização através de um mapa alinhado aos seus objetivos e as medidas de desempenho que possui.
Origem
Os primeiros estudos que deram origem ao BSC dão-se inicio em 1990 quando instituto Nolan Norton patrocinou um estudo de um ano com diversas empresas, feito por David
Norton, em conjunto com o consultor acadêmico Robert Kaplan.
Limitações
Apesar de ser considerado uma das maiores inovações no sistema de gestão empresarial, o BSC possue limitações como dificuldade de identifica se a estratégia concebida pela organização está coerente com a estrutura e as limitações que ela possui; Falta de subsídios para a definição das metas das perspectivas do BSC; É orientado para o econômico e em especial, o quantificável, em oposição ao social e político ou mesmo ao econômico não quantificável, sendo assim, até mesmo a seleção de estratégia pode ser tendenciosa, porque as estratégias de liderança em custo geralmente contam com mais dados factuais.
Mapa estratégico
é uma das ferramentas utilizada para reunir cada uma das informações coletadas por cada perspectiva adicionando uma dinâmica temporal da estrategia, alem de maior foco e clareza.
perspectiva aprendizagem
É a base para a obtenção dos objetivos das outras perspectivas. Com isso, identifica-se a infra-estrutura necessária para propiciar o crescimento e melhorias a longo prazo, a qual provém de três fontes principais: pessoas, sistemas e procedimentos organizacionais. Identifica também as capacidades de que a empresa deve dispor para conseguir processos internos capazes de criar valor para clientes e acionistas.
perspectiva processos internos
É elaborada após a perspectiva financeira e dos clientes, pois essas fornecem as diretrizes para seus objetivos. Os processos internos são as diversas atividades empreendidas dentro da organização que possibilita realizar deste a identificação das necessidades até a satisfação dos clientes. Abrange os processos de inovação, operacional e de serviços pós-venda
perspectiva clientes
Sua perspectiva serve para identifica os segmentos de mercado visados e as medidas do êxito da empresa nesse segmento, identificar os fatores que são importantes na concepção dos clientes é uma exigência do BSC, e as preocupações desses em geral situa-se em torno de quatro categorias: tempo, qualidade, desempenho e serviço.
Perspectiva financeira
Busca avaliar a lucratividade da estratégia. sendo possivel medir e avaliar resultados que o negócio proporciona e necessita para seu crescimento e desenvolvimento, assim como, para satisfação dos seus acionistas.